"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Cinema e Vídeo

Curtas celebra 30 anos numa edição que se espalha por todo o concelho

A ter lugar entre os dias 9 e 17 de julho, o festival de cinema dedicado ao formato curto apresenta uma programação marcada pelo encontro de gerações, numa edição que se estende a 30 espaços do concelho de Vila do Conde.

9 Jul a 17 Jul 2022

Vila do Conde


Realizadores emergentes e nomes consagrados, exposições, cine-concertos, cinema infantil em espaço público e um olhar transversal sobre as produções mais recentes no campo da ficção, documentário e animação são os pontos chave do programa deste ano.

Mantendo a sua estrutura competitiva normal, que olha o cinema nacional, internacional e de escola, o Curtas apresenta na cidade novas obras de Radu Jude, Yann Gonzalez, Tsai Ming-liang, Sandro Aguilar, Mónica Santos ou Pedro Neves Marques. A destacar ainda as passagens de filmes que têm recolhido louvores no cenário dos festivais internacionais, como é o caso de Ice Merchants de João González ou O Homem do Lixo de Laura Gonçalves. Fora das competições, palavra especial para a estreia em solo português do mais recente trabalho de João Pedro Rodrigues, Fogo-Fátuo, e de Nadav Lapid, O Joelho de Ahed, assim como para a primeira passagem de Saudade do Futuro de Anna Azevedo Gomes (parcialmente rodado nas Caxinas) e de Toda a Gente Gosta de Jeanne, coprodução portuguesa que estreou na última edição do festival de Cannes, rodada em Lisboa.

Nos programas retrospetivos, destacam-se o olhar à obra de Carla Simón, num programa que integra a obra premiada com o Urso de Ouro na Berlinalle deste ano (Alcarràs), ao jovem espanhol Chema García Ibarra, assim como a revisita às obras de François Reichenbach (em parceria com a Fundação de Serralves), Alain Resnais e António Campos. Destaque ainda para a sessão especial FILMar, que reúne um conjunto de filmes historicamente invisibilizados, que pretendem valorizar as culturas históricas relacionadas com o mar na zona litoral próxima a Vila do Conde. Parte da sessão será acompanhada, ao piano, por João Paulo Esteves da Silva.

A 30ª edição do Curtas integra também programas especiais desenvolvidos para jovens e público familiar (Curtinhas e My Generation), por onde passará, entre outros, Buzz Lightyear, o mais recente blockbuster da Disney*Pixar, e que, este ano, voltarão a integrar oficinas e espaços lúdico-educativos. Numa parceria com a Solar - Galeria de Arte Cinemática, apresentar-se-á ainda uma exposição inédita de Marie Losier e David Legrand (em parceria com a Temporada Portugal-França 2022). Nos espaços dedicados ao encontro entre o cinema e a música, destaque para a passagem do documentário sobre os Da Weasel, para o cine-concerto de Steve Gunn e para 1975 Mobilização Geral, sobre o verão quente de 1975.

O programa completo para a 30ª edição do Curtas de Vila do Conde poderá ser consultado em www.curtas.pt.

Agenda
Cinema e Vídeo

Braga / Post / Doc

Auditório Adelina Caravana, do Conservatório de Música Calouste Gulbenkian 26 Fev a 29 Fev 2024

Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

Ganhe convites duplos para o espetáculo "City of Glass"

Em parceira com o Auditório de Espinho, oferecemos convites duplos para o concerto de Daniel Bernardes Trio & Coro Ricercare que terá lugar no próximo dia 2 de março (sábado), às 21h30. Participe e habilite-se a ser um dos felizes contemplados!

Passatempo

Ganhe convites para a antestreia do filme "NO WAY UP - SEM SAÍDA"

Em parceria com a Films4You, oferecemos convites duplos para a antestreia de um inquietante thriller, NO WAY UP - SEM SAÍDA, sobre luta pela sobrevivência depois da queda de um avião no Oceano Pacífico. Participe e habilite-se a ser um dos felizes contemplados!

Visitas
88,798,455