"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Literatura

Clássico de Paula Godinho é lançado em português

O livro da autoria de Paula Godinho será apresentado por Luís Cunha e Xurxo Ayán Vila no Auditório B1 da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade NOVA de Lisboa, no dia 22 de Outubro pelas 18h30.

22 Out 2021  |  18h30

Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa
Avenida de Berna, 26-C 1069-061 Lisboa
Preço
Entrada livre

"Ouvir o Galo Cantar Duas Vezes – Identificações locais, culturas de orla e construção de nações na fronteira entre Portugal e a Galiza" centra-se em práticas de fronteirização e de desfronteirização num tempo longo, num limiar entre a antropologia e a história. Entre os galos reais, ouvidos na fronteira, e aquele que se tornou emblemático da construção da nação, a autora interroga topografias do poder: os centros que delineiam o Tratado de Limites de 1864, em Lisboa e Madrid, as equipas militares e cartógrafos que reconheceram a fronteira, e a resistência dos vizinhos das aldeias da raia, unidos pelo parentesco, o contrabando, a convivialidade, os caminhos. Por outro lado, aborda dois acontecimentos dramáticos, associados à guerra de Espanha na fronteira, ocorridos no concelho de Chaves, em Vilarelho da Raia, em 1939, e em Cambedo da Raia, em 1946. Este livro recebeu o prémio Taboada Chivite em 2008, e foi publicado em galego em 2011. Esta é a sua primeira edição em Portugal.

Paula Godinho (Lisboa, 1960) é antropóloga, investigadora no Instituto de História Contemporânea e professora na Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade NOVA de Lisboa. Entre outras obras, publicou: "Memórias da Resistência Rural no Sul (Couço, 1958-1962)", 2001; "O leito e as margens – Estratégias familiares de renovação e situações liminares no Alto Trás-os-Montes raiano", 2006; "Festas de Inverno no Nordeste de Portugal – património, mercantilização e aporias da «cultura popular»", 2010; "«Oír o galo cantar dúas veces» – Identificacións locais, culturas das marxes e construción de nacións na fronteira entre Portugal e Galicia", 2011; "O futuro é para sempre – Experiência, expectativa e práticas possíveis", 2017; "Entre o impossível e o necessário – Esperança e rebeldia nos trajetos de mulheres Sem Terra do Ceará", 2020.
Agenda
Teatro

O Jantar

Botique da Cultura 29 Mar a 4 Abr 2024

Teatro

La Troupe

Espaço Evoé 29 Mar 2024  |  19h30

Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

Ganhe convites para "UMA VIDA NO TEATRO"

Em parceria com o Teatro Aberto, assinalamos o Dia Mundial do Teatro com a oferta de convites duplos para a nova produção, de David Mamet, com encenação de Cleia Almeida. Os convites serão válidos para a sessão de dia 29 de março (sexta-feira) às 21h30. Participe e... boa sorte!

Passatempo

Ganhe convites para a antestreia do filme "A MINHA FADA TRAQUINA"

Em parceria com a Films4You, oferecemos Convites Família (3 bilhetes por convite) para a antestreia de uma divertida animação sobre o poder da amizade!  As sessões de antestreia terão lugar no dia 30 de março (sábado) às 10h30, nos cinemas Alegro Sintra, Mira Maia e Espaço Guimarães. Findo o passatempo, anunciamos aqui os nomes dos vencedores!

Visitas
89,971,032