Música
Ensemble Bonne Corde
Comummente apresentada em contexto religioso, a música instrumental do barroco português, e estes concertos em particular, revelam uma dimensão bastante original das práticas musicais portuguesas setecentistas, e este programa procura revelá-las em articulação com a música que Pereira da Costa poderá ter ouvido em Londres na sua hipotética viagem atlântica: a dos célebres Handel, Geminiani e Cervetto.
30 Out 2021 | 21h00
Um dos acontecimentos mais misteriosos da história da música portuguesa é, seguramente, a publicação em Londres de música de António Pereira da Costa (1698?-1770). Não só sabemos muito pouco acerca deste compositor, como o repertório londrino que integra o programa deste concerto, uma série de ‘concerti grossi’, é verdadeiramente excecional no contexto português: de facto, não se conhecem obras similares nos catálogos de quaisquer compositores ativos em Portugal em todo o século XVIII.
Mestre de capela da Sé do Funchal, sabe-se que Pereira da Costa dedicou os concertos a João José de Vasconcelos Bettencourt (1703-1766), grande figura do mecenato artístico funchalense, existindo a possibilidade de estes terem sido publicados aquando de uma viagem à capital inglesa. Comummente apresentada em contexto religioso, a música instrumental do barroco português, e estes concertos em particular, revelam uma dimensão bastante original das práticas musicais portuguesas setecentistas, e este programa procura revelá-las em articulação com a música que Pereira da Costa poderá ter ouvido em Londres na sua hipotética viagem atlântica: a dos célebres Handel, Geminiani e Cervetto.
PROGRAMA
Concerto grosso op. 1 n.º 5 em sol menor
Preludio: Largo/Allegro – Corrente – Grave/Allegro/Adagio – Minuetto: Allegro
Georg Friedrich Händel (1685-1759)
Concerto op. 4 n.º 1 em sol menor para órgão solo
Larghetto e staccato – Allegro – Adagio
António Pereira da Costa
Concerto Grosso op. 1 n.º 7 em fá maior
Preludio: Largo/Allegro – Allegro Corrente – Adagio/Allegro – Allemanda
Francesco Geminiani (1687-1762)
Sonata op. 5, nº 2, em ré menor para violoncelo e baixo contínuo
Andante – Presto – Adagio – Allegro
António Pereira da Costa
Concerto X em dó maior
Adagio/Vivace/Allegro – Allegro – Adagio/Allegro – Marcia Allegro
Georg Friedrich Händel
(órgão solo)
Sonata: Larghetto HWV 580
Fuga I HWV 605
Concerto: Allegro – Andante HWV 487
Giacobbe Basevi Cervetto (1680-1783)
Sonata VI op. 1 em dó maior para dois violoncelos e baixo contínuo
Adagio – Alla breve – Minuetto I: Comodo/Minuetto II: Allegro
António Pereira da Costa
Concerto op. 1 n.º 8 em dó menor
Adagio/Allegro – Corrente – Adagio – Gavotta – Minuetto Allegro
ELEMENTOS
Diana Vinagre | Direção
Diana Vinagre | violoncelo barroco (concertino) & direção musical
Sara deCorso | violino barroco (violino I concertino)
Yukié Yamaguchi | violino barroco (violino II concertino)
César Noqueira | violino barroco (violino I ripieno)
Sue-Ying Koang | violino barroco (violino II ripieno)
Raquel Massadas | viola barroca
Rebecca Rosen | violoncelo barroco
Marta Vicente | contrabaixo barroco
Giovanni Bellini | tiorba e guitarra barroca (concertino)
Miguel Jalôto | órgão
CONCERTOS presenciais e online @ tmsr.scml.pt // rtp.pt/play/palco
Bilhetes: Gratuitos, limitados às lotações. Disponíveis no Museu de São Roque a partir de dia 12/out. Não há lugar a reservas.
Informações:
Museu de São Roque
Horário: Terça-feira a domingo – 10h00 às 18h00
213 235 444 | tmsr@scml.pt