"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Formação

Workshop Plantas Tintureiras do Oriente

Uma sessão para desvendar a rica história e tradição dos corantes naturais do Oriente, as cores produzidas e seu simbolismo. Plantas, mordentes e processos de tingimento para conhecer e experimentar.

13 Nov 2021  |  10h00

Museu do Oriente
Avenida Brasília | Doca de Alcântara (Norte), 1350-352 Lisboa


Quando falamos de corantes naturais, não podemos ignorar a imensa riqueza que há muito nos chegou do Oriente, como o azul magnífico e tantos outros. Este workshop é uma proposta de iniciação a um universo cheio de magia e simbolismo, onde haverá também lugar à experimentação com pigmentos ricos em cor, mas também história e tradição.

PROGRAMA

  • Introdução e metodologia
  • As plantas tintureiras
  • Os mordentes
  • Tingimentos com plantas tintureiras

Em caso de desistência:
Haverá lugar ao reembolso do valor total da inscrição quando a desistência for comunicada até 8 dias úteis antes da atividade. Depois dessa data, o reembolso só poderá ser considerado se o lugar for preenchido ou em situações de doença, acidente, ou outros imponderáveis de força maior, devidamente comprovados.
Caso a atividade não se realize por falta de participantes, ou por outro motivo, o valor da inscrição será devolvido na sua totalidade.

Para mais informações contactar cursos.conferencias@foriente.pt

GUIDA FONSECA 

Dedica-se à tapeçaria contemporânea desde 1988. Tem desenvolvido ações de formação profissional nas áreas de tapeçaria, tecelagem, debuxo, fiação e tinturaria natural, e participado em diversos eventos culturais e artísticos, sendo formadora e colaboradora do Cearte. Autora de publicações técnicas na área têxtil, tem exposto em mostras individuais e coletivas.

HORAS 10.00 às 13.00 e 14.30 às 18.30
PARTICIPANTES Mín. 8, máx. 10
PREÇO 75€ [inclui materiais]
COMPRAR

Entidade promotora
Fundação Oriente +
Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

Ganhe convites para "UMA VIDA NO TEATRO"

Em parceria com o Teatro Aberto, assinalamos o Dia Mundial do Teatro com a oferta de convites duplos para a nova produção, de David Mamet, com encenação de Cleia Almeida. Os convites serão válidos para a sessão de dia 29 de março (sexta-feira) às 21h30. Participe e... boa sorte!

Passatempo

Ganhe convites para a antestreia do filme "A MINHA FADA TRAQUINA"

Em parceria com a Films4You, oferecemos Convites Família (3 bilhetes por convite) para a antestreia de uma divertida animação sobre o poder da amizade!  As sessões de antestreia terão lugar no dia 30 de março (sábado) às 10h30, nos cinemas Alegro Sintra, Mira Maia e Espaço Guimarães. Findo o passatempo, anunciamos aqui os nomes dos vencedores!

Visitas
89,927,919