"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Cinema e Vídeo

EROSÃO, uma longa metragem a eclodir de um Projeto Comunitário

Impulsionado pela companhia EnfimTeatro e a S.R. Cepanense, do concelho de Fafe, o filme EROSÃO resulta do Projeto Comunitário homónimo que tem a comunidade fafense como protagonista.

13 Nov 2021  |  21h30

Teatro Cinema de Fafe
Rua Monsenhor Vieira de Castro 4820-115 Fafe
 
Em profundo compromisso com as suas metamorfoses, linguagens, hábitos e tradições, o projeto estabeleceu como pilares fundamentais à sua estrutura termos como: viagem, emigração, esperança e utopia, não esquecendo a paisagem, o património (material e imaterial), as pessoas, enfim, a Cidade. Desenvolvida em co-produção com Foto Joelito e Pixel Produções, a longa metragem resulta de uma rede cultural alargada através da parceria e colaboração entre diversas comunidades, coletividades e grupos representantes de diferentes freguesias do concelho de Fafe, multiplicando deste modo o número de recursos, agentes intervenientes, comunidades envolvidas e ampliando as fronteiras das suas consequências e a diversificação de caminhos, e, naturalmente, de sentidos.

O Projeto Comunitário Erosão foi um espaço de re-criação humana, de re-encontro social, de amadurecimento crítico; foi a oportunidade para problematizar e descomplexar, dialogar e escutar. Estamos diante de um Projeto que, em tempo algum, se propôs oferecer receitas; antes sim, dispôs-se ao acolhimento do outro; foi, por isso, uma experiência que colocou em perspetiva o real, jogando; foi uma tomada de consciência coletiva: não foi um lugar onde se fizeram considerações, mas onde se observou, se escutou, se atuou.

Inspirado no exto dramático ‘Terra Firme’, de Miguel Torga, EROSÃO retrata a longa e penosa espera de um filho há vinte anos ausente. António, o pai, acha-se perdido num mar de emoções contrárias, às portas da loucura, vagueando entre memórias, medos, paixões e desejos, esperando ansiosamente o regresso do filho. Nas suas mãos, nas da sua esposa Guilhermina – mãe adiada – e nas da noiva Maria, arrefece o vazio e mirra a esperança. Quando virá esse desconhecido que paira em todo o lado como um fantasma?

Estamos perante um trabalho planeado, suportado e executado, todo ele, por não-atores e elementos que pela primeira vez experimentaram determinados meios técnicos e materiais, pessoas que nunca haviam conhecido o caminho de aproximação, senão em sonho, à ideia de um filme. A orientação do projeto esteve a cargo de uma equipa de profissionais e contou com a parceria do Município de Fafe, juntando mais de duzentos participantes e duas dezenas de instituições.

EROSÃO é o reflexo de um longo caminho, um percurso de democratização e encontro, um projeto inteiramente aparentado com a das palavras sociedade, cultura, política. Mas também, e indissociavelmente, da palavra crítica.

EROSÃO em a sua estreia marcada para dia 13 de novembro, pelas 21H30, no Teatro Cinema de Fafe.

Agenda
Festivais

Futuros da Liberdade 2024

Mala, Oficina das Artes da Ajuda, Jardim das Damas, Pavilhão Multiusos da Ajuda, Mercado da Ajuda 18 Abr a 21 Abr 2024

Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

"A GRANDE VIAGEM 2: ENTREGA ESPECIAL"

Em parceria com a PRIS Audiovisuais, oferecemos convites duplos para as antestreias agendadas para 21 de abril (domingo) às 11h00, em Gaia e Lisboa. Participe e habilite-se a ser um dos felizes contemplados!

Passatempo

Ganhe convites duplos para o ciclo de cinema da ANIMar 19

Em parceria com a Solar - Galeria de Arte Cinemática, oferecemos convites duplos para as próximas sessões de cinema da ANIMar 19 no Teatro Municipal de Vila do Conde, onde serão exibidos os filmes "Pesca do Bacalhau", "Å Seile Sin Egen SJØ (Vida Costeira)", "A Extraordinária Aventura do Zéca" e "Até Amanhã, Mário".

Visitas
90,873,495