"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Conferências

Jorge Borges de Macedo - Caminhos da Historiografia I

No ano do centenário do nascimento de Jorge Borges Macedo (1921-1996), pretende-se neste seminário, organizado pelo Centro de História da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, aprofundar o conhecimento do pensamento e ação deste historiador, ensaísta e professor que contribuiu, de um modo marcante, para a renovação da historiografia portuguesa e de outras ciências sociais do século XX.

27 Out 2021  |  09h30

Biblioteca Nacional de Portugal
Campo Grande, 83, 1749-081 Lisboa
Preço
Entrada livre


Autor de uma obra multifacetada, desenvolveu e integrou perspetivas e problemas que vão da economia e da política à diplomacia, passando por temas de história social e cultural, historiografia e teoria da história.  E que, do ponto de vista da abrangência cronológica, começando por incursões aprofundadas nos séculos XVIII e XIX se foi alargando sucessivamente a temporalidades mais amplas, que vão do período medieval ao século XX. Sempre preocupado em estudar e compreender o passado das sociedades humanas na sua complexidade e diferença em relação ao presente, questionou conceptualizações e modelos redutores.

Entre os seus trabalhos mais relevantes, destaquem-se A situação económica no tempo de Pombal (1951); Problemas de História da Indústria Portuguesa no Século XVIII (1963), Os Lusíadas e a História (1979), Alexandre Herculano. Polémica e Mensagem (1980); Damião de Góis et l'historiographie portugaise (1982), História Diplomática Portuguesa: Constantes e Linhas de Força (1987) e Portugal um destino histórico (1990).

Programa

9h30 | Sessão de abertura

Diretor do Centro de História da UL, Diretor da Área de História da FLUL, Presidente da Academia de História, Presidente da Academia das Ciências, Administrador da Fundação Calouste Gulbenkian

10h00 - 11h30 | Sessão I
Jorge Borges de Macedo: História Cultural e Epistemologia (a propósito de Os Lusíadas e a História) | Luís Filipe Barreto (FLUL-CH)
A História Diplomática em Jorge Borges de Macedo | Ana Leal de Faria (FLUL-CH)

Debate e intervalo

11h45 - 13h15 | Sessão II
Guerra, crises e império: a economia portuguesa entre 1890 e 1930 | Álvaro Ferreira da Silva (NOVA SBE)
Jorge Borges de Macedo, o historiador e o «seu tempo» | Paulo  F. Oliveira Fontes (UCP-CEHR)

Debate

14h30-16h30  | Sessão III
Elementos de uma matriz historiográfica | Maria do Rosário Themudo Barata (FLUL)
A pressão da Fronteira Terrestre. Algumas glosas contemporâneas à História Diplomática Portuguesa | Hermenegildo Fernandes (FLUL-CH)
Globalização, CPLP et al. Org. | Jorge Braga de Macedo (Nova SBE)

Debate e intervalo

17h00-18h00 | Sessão IV

Mesa Redonda
José Brissos (CH), Álvaro Costa de Matos (Instituto de Comunicação NOVA/FCSH), António Castro Henriques (FEP), José Guedes de Sousa (CH)

18h15 | Sessão de encerramento

As visitas à BNP obrigam à desinfeção das mãos, sendo recomendado o uso de máscara durante toda a permanência no edifício. 

Durante os eventos no Auditório é obrigatório o uso de máscara.

Agenda
Exposições

Reparar/Repair

Hangar - Centro de Investigação Artística 28 Mar a 11 Mai 2024

Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

Ganhe convites para "UMA VIDA NO TEATRO"

Em parceria com o Teatro Aberto, assinalamos o Dia Mundial do Teatro com a oferta de convites duplos para a nova produção, de David Mamet, com encenação de Cleia Almeida. Os convites serão válidos para a sessão de dia 29 de março (sexta-feira) às 21h30. Participe e... boa sorte!

Passatempo

Ganhe convites para a antestreia do filme "A MINHA FADA TRAQUINA"

Em parceria com a Films4You, oferecemos Convites Família (3 bilhetes por convite) para a antestreia de uma divertida animação sobre o poder da amizade!  As sessões de antestreia terão lugar no dia 30 de março (sábado) às 10h30, nos cinemas Alegro Sintra, Mira Maia e Espaço Guimarães. Findo o passatempo, anunciamos aqui os nomes dos vencedores!

Visitas
89,897,126