"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Exposições

"Coreografias da Água | pensar o Sítio de Lisboa"

O Atelier Margem Arquitetura Paisagista e João Mendes Ribeiro convidam para a inauguração e lançamento do catálogo da exposição "Coreografias da Água | pensar o Sítio de Lisboa".

28 Out 2021  |  19h00

Reservatório da Mãe d'Água das Amoreiras
Praça das Amoreiras 10, 1250-020 Lisboa


A genialidade do lugar de Lisboa inicia-se, na presença da água, na ocorrência das suas particulares configurações e movimentos, na terra, no rio e no mar e, sobretudo no seu comportamento e trocas entre estes campos de ação e relação. Mas a sua existência não se resume à sua expressão física e material neste território, ainda que excecional, mas permite-nos tomar consciência de um conjunto de atores, forças e tensões, por vezes ocultas, que ativam e operam nesta paisagem. Uma lembrança infindável subjacente à sua formação e transformação, que corporiza uma cidade construída e vivida, no seu registo telúrico, espacial e cultural, em torno da Água.

O papel matricial e exclusivo da água na geração da cidade, denuncia tanto os processos de natureza topológica quanto a natureza dos processos humanos, que se alimentam entre si de forma indistinta.

Enquanto sistema propulsor de léxico próprio a água, é determinante na evolução e construção, na continuidade e identidade desta paisagem.

Como poderemos sintonizar e correlacionar estes conteúdos, nos seus vários tempos, no desenho da cidade futura? A partir de narrativas diversas e complementares neste projeto é despolatdao um processo reimaginativo e reinventivo em torno da dinâmica da água e, dos espaços arquitetónicos e desempenhos que, na cidade de Lisboa, a posicionam, explicam e incorporam. Congregando Coreografias da Água de expressão e escalas não imediatas e, ficcionando a exploração do espaço a aprtir duma experiência pensada à escala do corpo, indiciam-se as múltiplas durações imaginadas que a habitam.

Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

Ganhe convites para a peça "LIMITES"

Em parceria com o CENDREV - Centro Dramático de Évora, oferecemos convites duplos para a peça "Limites, pelo Teatro dos Aloés.Trata-se de um espetáculo com 7 personagens e uma só atriz, que aborda a escola e a educação.

Visitas
91,580,983