"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Formação

Modos de Produzir — As Artes Performativas em Transição

Pretende-se refletir sobre a relação entre a produção e os diversos regimes de criação, prestando particular atenção aos discursos e modelos de trabalho emergentes e ao seu impacto nas formas de produzir e gerir projetos e instituições culturais.

30 Out 2021  |  10h00

Online
Preço
Entrada livre

Cruzando o campo dos estudos artísticos com o campo híbrido da gestão e da produção cultural, são apresentados contributos que documentam as transições que neste âmbito estão a acontecer no domínio das artes performativas, em vários contextos nacionais e internacionais.

O campo das artes performativas há muito que vem sendo objecto de atenção por parte dos estudos teatrais e performativos, da sociologia e de estudos sobre a política e economia da cultura. Espectáculos, processos e metodologias de criação artística têm vindo a ser analisados, escrutinados e discutidos através de um conjunto variado de tópicos, da dramaturgia aos modos de recepção e de relação com os públicos. Em sentido contrário, os contextos em que são produzidas as obras no âmbito das artes performativas têm sido menos considerados e estudados. Importa assim aprofundar a reflexão acerca de algumas das mais recentes mutações nos mecanismos de produção cultural: de que modo é que os artistas se têm organizado colectivamente, depois de o modelo das ‘companhias’ ter perdido a sua prevalência enquanto modelo organizativo? Quais são os contextos formais e informais disponíveis para que os artistas escapem à precariedade dominante? Como tem evoluído o papel dos produtores, dos produtores criativos e dos gestores culturais? Qual a relação entre as transformações em curso e os modelos de formação e profissionalização existentes?
Em que medida é que os modos atomizados de produção contemporânea limitam a capacidade de assumir riscos artísticos? Como podem as práticas artísticas feministas construir caminhos alternativos aos modelos institucionais dominantes? Modos de Produzir - Artes Performativas em Transição pretende refletir sobre a relação entre a produção e os diversos regimes de criação, prestando particular atenção aos discursos e modelos de trabalho emergentes e ao seu impacto nas formas de produzir e gerir projetos e instituições culturais. Cruzando o campo dos estudos artísticos com o campo híbrido da gestão e da produção cultural, serão apresentados contributos que documentam as transições que neste âmbito estão a acontecer no domínio das artes performativas, em vários contextos nacionais e internacionais.

oradores Annelies Van Assche (BE), Daniele Sampaio (BR), Duška Radosavljevi (UK), Fernando Matos Oliveira (PT), Joana Marques (PT), Marta Keil (PL), Thomas Schmidt (DE), Vânia Rodrigues (PT)
organização Fernando Matos Oliveira (UC/TAGV/CEIS20), Vânia Rodrigues (UC/CEIS20), Cláudia Morais (TAGV/Laboratório LIPA)
parceiros Teatro Académico de Gil Vicente, Laboratório LIPA, CEIS20

info e inscrição gratuita obrigatória www.uc.pt/iii/ceis20/Congressos/modes_of_production
Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

Ganhe convites para a antestreia do filme "A ARCA DE NOÉ - A AVENTURA"

Em parceria com a Films4You, oferecemos Convites Família (3 bilhetes por convite) para a antestreia do filme de animação "A Arca de Noé - A Aventura". Uma abordagem divertida a uma das histórias mais icónicas e conhecidas de sempre, com humor e personagens adoráveis à mistura! Findo o passatempo, anunciamos aqui os nomes dos vencedores!

Visitas
91,203,028