"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Encontros

Semanas de Estudo dos Açores "A Cultura é Hoje"

A Cultura é um assunto urgente e prioritário. Tem um passado e um futuro mas precisa de ser olhada aqui e agora. Porque sem cultura não temos onde pisar os pés e como dizer quem somos.

13 Nov 2021  |  15h00

Estúdio 13 – Espaço de Indústrias Criativas
Rua das Laranjeiras - Ponta Delgada
Preço
Entrada livre

O Instituto Açoriano de Cultura e o Azores 2027 - candidatura de Ponta Delgada/Açores a Capital Europeia da Cultura, depois de terem colaborado na realização de uma sessão das Semanas de Estudo na cidade da Horta, concretizam desta feita um evento num dos espaços mais inquietos da cidade de Ponta Delgada, o Estúdio 13 – Espaço de Indústrias Criativas. É no dia 13 de novembro, das 15h às 20h.

Chegou, pois, a vez de Ponta Delgada se contar através de alguns protagonistas culturais, de várias áreas e com diversos pontos de vista: Maria João Gouveia, Isabel Albergaria, Bruno Correia, Catarina Medeiros, Cristina Moscatel, Filipe Mota, Helena Barros, Lázaro Raposo, João Paulo Constância, Luís Banrezes, Paulo Simões, Rui Pedro Paiva e Ana Pedrosa.

As Semanas de Estudo, criadas nos Açores em 1961, constituíram desde sempre um fórum de reflexão e discussão de temáticas decisivas para o arquipélago, em particular, e para o mundo, em geral. Contribuíram para cultivar espírito crítico e criar no espaço açoriano a consciência de unidade regional, vindo a constituir a semente do que, após o 25 de Abril de 1974, seria a Autonomia.

Em 2021, o Instituto Açoriano de Cultura decide reativar a iniciativa e faz uma parceria com o Azores 2027 – projeto de candidatura de Ponta Delgada | Açores a Capital Europeia da Cultura, para um debate alargado sobre o estado da arte na Região Autónoma dos Açores.
Agenda
Teatro

25 de Abril de 1974

MAAT - Museu de Arte, Arquitetura e Tecnologia 27 Abr 2024  |  00h00

Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

Ganhe convites para a antestreia do filme "A ARCA DE NOÉ - A AVENTURA"

Em parceria com a Films4You, oferecemos Convites Família (3 bilhetes por convite) para a antestreia do filme de animação "A Arca de Noé - A Aventura". Uma abordagem divertida a uma das histórias mais icónicas e conhecidas de sempre, com humor e personagens adoráveis à mistura! Findo o passatempo, anunciamos aqui os nomes dos vencedores!

Visitas
91,219,944