"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Formação

Workshop - Postal Japonês Etegami

O postal japonês etegami conjuga uma imagem e uma frase de forma espontânea, individual e livre, usando técnicas e materiais tradicionais. Aprenda a construir os seus postais bem como um selo próprio para os personalizar, a tempo de surpreender família e amigos este Natal. 

18 Dez 2021  |  10h00

Museu do Oriente
Avenida Brasília | Doca de Alcântara (Norte), 1350-352 Lisboa
Preço
35.00€


Conhecida como a ‘arte do postal japonês’, que resulta da combinação das palavras ‘e’ (imagem)+ ‘tegami’ (carta ou postal). Esta arte foi criada nos anos 60 por Kunio Koike, um artista de caligrafia que se quis afastar das rígidas tradições japonesas de criação, tais como a imitação fiel dos mestres. Assim, criou uma arte para a qual não é necessário nenhum talento em particular ou mesmo anos e anos de prática para atingir a forma ideal. Etegami é uma forma de arte mais espontânea, honesta, pessoal ou mesmo criativa. Não serve para mostrarmos as nossas competências ao nível do desenho, mas sim a apreciação prazerosa do processo de criação. As imagens criadas são simples e utilizam-se materiais e métodos japoneses antigos que conjugam uma imagem e uma frase.

Este workshop destina-se a qualquer pessoa que queira fazer esta arte mas que achava que seria necessário ter um talento especial para tal. O toque final destes postais é a criação de um carimbo próprio e pessoal, como uma imagem de marca, feita através de borrachas. No final, cada participante pode enviar por correio o seu postal.

PROGRAMA

  • Sensibilizar os participantes para a temática do Etegami.
  • Promover o contacto direto com obras
  • Experimentar algumas técnicas e instrumentos tradicionais japonesas (sumi-e, pincéis, carimbos, aguarelas com pigmentos naturais)
  • Representar graficamente a ideia a desenvolver e conjugar uma frase com a mesma
  • Trabalhar modos próprios de expressão
  • Desenvolver o uso da imaginação e da criatividade

Em caso de desistência:

Haverá lugar ao reembolso do valor total da inscrição quando a desistência for comunicada até 8 dias úteis antes da atividade. Depois dessa data, o reembolso só poderá ser considerado se o lugar for preenchido ou em situações de doença, acidente, ou outros imponderáveis de força maior, devidamente comprovados.

Caso a atividade não se realize por falta de participantes, ou por outro motivo, o valor da inscrição será devolvido na sua totalidade.

Para mais informações contactar cursos.conferencias@foriente.pt

NIC E INÊS
Nic e Inês são Nicholas Carvalho (África do Sul) e Inês Almeida (Évora). Conheceram-se na Faculdade de Belas Artes da Universidade de Lisboa, onde se tornaram professores. Dedicam-se a criar e a expor os seus próprios Livros de Artista experimentais, ministrando workshops nesta área. Promovem regularmente conversas, atuações e workshops com artistas e autores proeminentes nas áreas da música, da literatura e da ilustração, num evento chamado Parlapiê. Mais recentemente publicaram livros infantis ilustrados em Portugal, no Brasil e na Índia. Em 2016 deram a volta ao mundo, numa viagem que os levou a 3 continentes em busca de inspiração. Fizeram apresentações e workshops nos EUA, Coreia do Sul, Vietname, Taiwan e Austrália.

>> Comprar

Entidade promotora
Fundação Oriente +
Agenda
Teatro

25 de Abril de 1974

MAAT - Museu de Arte, Arquitetura e Tecnologia 27 Abr 2024  |  00h00

Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

Ganhe convites para a antestreia do filme "A ARCA DE NOÉ - A AVENTURA"

Em parceria com a Films4You, oferecemos Convites Família (3 bilhetes por convite) para a antestreia do filme de animação "A Arca de Noé - A Aventura". Uma abordagem divertida a uma das histórias mais icónicas e conhecidas de sempre, com humor e personagens adoráveis à mistura! Findo o passatempo, anunciamos aqui os nomes dos vencedores!

Visitas
91,220,772