"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Conferências

"Hunting the snark", por Donatella Fioretti

A 26 de novembro, pelas 18:30, a Casa das Artes – Porto recebe a arquiteta Donatella Fioretti, do atelier de arquitetura alemão Bruno Fioretti Marquez, com a conferência “Hunting the snark” (evocação do poema homólogo de Lewis Carroll, 1876).

26 Nov   |  18h30

Casa das Artes - Porto
R. Ruben A 210, 4150-639 Porto
Preço
Entrada livre
 
O atelier de arquitetura Bruno Fioretti Marquez foi fundado em Berlim, por Piero Bruno, Donatella Fioretti e José Gutierrez Marquez, em 1995.

A obra de Bruno Fioretti Marquez cobre programas diversificados, do cultural e educacional ao administrativo e habitacional, incluindo construção nova e reabilitação. Muito deste trabalho resulta da participação do atelier em concursos de arquitetura – a constante variação das exigências de desenho inerente à práxis dos concursos, implica a cada novo desafio um debate interno aprofundado e uma abordagem teórica fundamentada. Várias vezes, Bruno Fioretti Marquez tem atuado em sítios Património Mundial da UNESCO e noutros lugares de forte significado histórico. São da sua autoria, entre outros, Neue Meisterhäuser Bauhaus Dessau, Stadtbibliothek Mannheim, National Museum Helsinki.

Paralelamente à prática de atelier, Piero Bruno, Donatella Fioretti e José Gutierrez Marquez ensinam Arquitetura na Universität Stuttgart, na Kunstakadamie Düsseldorf e na Bauhaus Universität em Weimar – a prática de atelier e didática potenciam-se, ao favorecerem o cruzamento do pensamento fresco dos estudantes com a experiência do escritório.

A obra de Bruno Fioretti Marquez tem sido apresentada em diferentes exposições e publicada internacionalmente. O escritório é vencedor de diferentes prémios e nomeações, entre os quais o Deutsche Architektur Preis, o Detail Special Awar, o Hugo Häring Award, o DAM Award for Architecture in Germany, The Seutscher Brick Award e o Theodor Fischer Award.

A conferência de Donatella Fioretti será proferida em inglês, de entrada livre (até à lotação do espaço).

Esta conferência integra o ciclo “evocação da circunstância”, organizado, no âmbito do evento “Mário Bonito. 1OO anos”, por Matéria.ConferênciasBrancas em parceria com a Casa das Artes – Porto e a Faculdade de Arquitetura da Universidade do Porto, com o patrocínio de Jofebar – Panoramah!. Seguir-se-ão as conferências de Brenne Architekten (3 dez, 18:30) e de Marco di Michelis (17 dez, 18:30).

+ info: www.mariobonito100anos.com; www.bfm.berlin/
Agenda
Concertos

Gil do Carmo

São Luiz Teatro Municipal 4 Dez   |  20h00

Ver mais eventos
Visitas
62,984,823
>