"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Exposições

Goya Fisionomista. A linguagem do rosto na obra gáfica de Goya

A exposição Goya fisionomista. A linguagem do rosto na obra gráfica de Goya, é organizada pela Real Academia de Bellas Artes de San Fernando-Calcografía Nacional e pelo Instituto Cervantes. Graças à colaboração com o Ministério da Cultura e do Desporto de Espanha e com o Ministério da Cultura de Portugal, forma parte do programa da Mostra Espanha.

9 Dez a17 Fev

Instituto Cervantes Lisboa
Rua Santa Marta 43F, 1169-119 Lisboa
Preço
Entrada livre

Este projeto tem a curadoria de Juan Bordes, académico, arquiteto e perito no trabalho de Goya. Bordes mantém uma tese que é o fio condutor desta exposição, o resultado da sua pesquisa sobre as fontes iconográficas que inspiraram o artista aragonês a criar uma obra tão original e à frente do seu tempo. Para tal, estabelece relações entre as faces mais significativas das personagens que povoam as suas gravuras, com as teorias de fisionomia publicadas nos tratados pseudo-científicos do Iluminismo.

Na exposição podem-se ver gravuras da sua série principal: Los Caprichos, Los Disparates e Los Desastres de la Guerra, confrontados com desenhos dos tratados.
Agenda
Ver mais eventos
Visitas
67,691,720