"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Exposições

Goya Fisionomista. A linguagem do rosto na obra gáfica de Goya

A exposição Goya fisionomista. A linguagem do rosto na obra gráfica de Goya, é organizada pela Real Academia de Bellas Artes de San Fernando-Calcografía Nacional e pelo Instituto Cervantes. Graças à colaboração com o Ministério da Cultura e do Desporto de Espanha e com o Ministério da Cultura de Portugal, forma parte do programa da Mostra Espanha.

9 Dez a 17 Fev 2022

Instituto Cervantes Lisboa
Rua Santa Marta 43F, 1169-119 Lisboa
Preço
Entrada livre

Este projeto tem a curadoria de Juan Bordes, académico, arquiteto e perito no trabalho de Goya. Bordes mantém uma tese que é o fio condutor desta exposição, o resultado da sua pesquisa sobre as fontes iconográficas que inspiraram o artista aragonês a criar uma obra tão original e à frente do seu tempo. Para tal, estabelece relações entre as faces mais significativas das personagens que povoam as suas gravuras, com as teorias de fisionomia publicadas nos tratados pseudo-científicos do Iluminismo.

Na exposição podem-se ver gravuras da sua série principal: Los Caprichos, Los Disparates e Los Desastres de la Guerra, confrontados com desenhos dos tratados.
Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

"A GRANDE VIAGEM 2: ENTREGA ESPECIAL"

Em parceria com a PRIS Audiovisuais, oferecemos convites duplos para as antestreias agendadas para 21 de abril (domingo) às 11h00, em Gaia e Lisboa. Participe e habilite-se a ser um dos felizes contemplados!

Passatempo

Ganhe convites duplos para o ciclo de cinema da ANIMar 19

Em parceria com a Solar - Galeria de Arte Cinemática, oferecemos convites duplos para as próximas sessões de cinema da ANIMar 19 no Teatro Municipal de Vila do Conde, onde serão exibidos os filmes "Pesca do Bacalhau", "Å Seile Sin Egen SJØ (Vida Costeira)", "A Extraordinária Aventura do Zéca" e "Até Amanhã, Mário".

Visitas
90,887,816