"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Literatura

Lançamento do livro «Santo António em azul e branco»

O Museu de Lisboa - Santo António e o CEISA - Centro de Estudos e Investigação de Santo António publicam esta extraordinária investigação de Joaquim Eusébio que une a azulejaria portuguesa a Santo António. Santo António a azul e branco baseia-se na sua tese de doutoramento feita em 2016 e distinguida com o prémio SOS Azulejo em 2017.

4 Dez 2021  |  16h30

Museu de Lisboa - Santo António
Largo de Santo António, 1100-499 Lisboa
Preço
Entrada livre
 
Este trabalho permite revelar ao público a verdadeira dimensão de um património azulejar dedicado ao santo que nasceu em Lisboa e que se tornou o português mais conhecido do mundo.

Se no resto da Europa estes episódios serão eternizados em pinturas murais e em telas, em Portugal e onde se fala português, será também o azulejo a cumprir essa função. Encontramos a representação dos mesmos milagres em azulejos por todo o país e pelo Brasil, espelhando a popularidade de um santo que ultrapassa as fronteiras da religião e afirma uma identidade que une povos e cria laços através de um património e tradições comuns.

Joaquim Eusébio oferece-nos assim um corpus de mais de 300 painéis de azulejos produzidos nos séculos XVII e XVIII com a representação dos milagres e de episódios marcantes da vida de Santo António, e que levou o autor, os fotógrafos, e agora todos nós, numa incrível viagem à descoberta de um vasto património a azul e branco.

Entrada livre, sujeita à lotação do espaço.

>> Mais informações
Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

Ganhe convites para a antestreia do filme "A ARCA DE NOÉ - A AVENTURA"

Em parceria com a Films4You, oferecemos Convites Família (3 bilhetes por convite) para a antestreia do filme de animação "A Arca de Noé - A Aventura". Uma abordagem divertida a uma das histórias mais icónicas e conhecidas de sempre, com humor e personagens adoráveis à mistura! Findo o passatempo, anunciamos aqui os nomes dos vencedores!

Visitas
91,187,824