"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Música

Concertos de Natal Comentados – Concerto III

Duas obras de Mozart em contraste: a Fantasia em Dó menor, K.475 remete-nos para um mundo misterioso, por vezes luminoso e divertido, mas subitamente contrastando com momentos sombrios e dramáticos.

18 Dez 2021  |  16h00

Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, Castelo de São Jorge e Gabinete de Estudos Olisiponenses


As famosas variações, levam-nos de volta ao ambiente descontraído e juvenil deste compositor. 

Em contraste com Mozart, surgem as Variações sobre um tema popular português de Lopes-Graça em que todos os recursos do piano são explorados através da linguagem tão característica deste compositor. 

Estes dois mundos, Mozart e Lopes-Graça, são interrompidos pela famosa obra de Schumann, Cenas infantis, composta por treze pequenas reminiscências de infância, lembranças quase sonhos, ou momentos marcantes que o compositor relembra mais tarde e traduz em notas nestas páginas poéticas e belas. 

Piano: João Lucena e Vale

 Repertório:

Mozart, W.A. Fantasia em Dó menor, k.475, Variações “Ah vous dirais-je, maman”, K. 26
Shumann, R., “Cenas Infantis, op.15”
Lopes-Graça, F., “Variações sobre um tema popular português” 

M/6
Sala Ogival – Castelo de São Jorge
Entrada incluída no Bilhete Castelo de São Jorge
(Entrada gratuita para residentes no Concelho de Lisboa)
Mediante lotação da sala 

Este evento está sujeito ao cumprimento das normas da DGS em vigor. Entrada sujeita a lotação da sala, e mediante apresentação de Certificado Digital COVID da UE/Comprovativo de vacinação que ateste o esquema vacinal completo, há pelo menos 14 dias, com uma vacina contra a COVID-19 ou comprovativo de realização laboratorial de teste com resultado negativo (Antigénio 48h ou PCR 72 horas).

Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Visitas
91,374,171