"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Literatura

"Fernando Pessoa e Outras Pessoas" destaca Cesário Verde

O poeta Cesário Verde vai ser o autor em destaque na conferência de dia 4 de dezembro do ciclo “Fernando Pessoa e Outras Pessoas”, a partir das 16h00, na Biblioteca Municipal de Palmela.

4 Dez 2021  |  16h00

Biblioteca Municipal de Palmela
Largo São João Baptista, 2950-214 Palmela


Nascido em Lisboa, aos 18 anos, Cesário Verde (1855-1886) publicou os seus primeiros versos, no Diário de Notícias. Entre 1874 e 1875, publicou vários poemas noutros jornais e revistas. Destaque também para a publicação de “O Sentimento dum Ocidental” em “Portugal a Camões” (número especial do Jornal de Viagens, no âmbito das comemorações do tricentenário da morte de Camões), em 1880, e do poema “Nós”, em “A Ilustração”, em Paris, em 1884. No ano seguinte à sua morte (1887), Silva Pinto publicou “O Livro de Cesário Verde”, com uma tiragem de 200 exemplares.

Na sua obra, Fernando Pessoa manifestou admiração por Cesário Verde. Dois dos seus grandes heterónimos (Álvaro de Campos e Alberto Caeiro) referiram-se ao poeta em termos que evidenciavam a complexidade e a diversidade temática que lhe eram próprias.

Estas conferências são moderadas por Ricardo Belo de Morais, escritor, investigador literário e técnico de biblioteca na Casa Fernando Pessoa. A sessão de dia 4 é a última de um conjunto de oito palestras que decorreram ao longo deste ano.

Mais informações e inscrições: bibliotecas@cm-palmela.pt ou 212 336 632.

Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

Ganhe convites para a antestreia do filme "A ARCA DE NOÉ - A AVENTURA"

Em parceria com a Films4You, oferecemos Convites Família (3 bilhetes por convite) para a antestreia do filme de animação "A Arca de Noé - A Aventura". Uma abordagem divertida a uma das histórias mais icónicas e conhecidas de sempre, com humor e personagens adoráveis à mistura! Findo o passatempo, anunciamos aqui os nomes dos vencedores!

Visitas
91,199,389