"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Teatro

O Misantropo

Com encenação de Nuno Cardoso, a peça é uma impiedosa sátira às regras e costumes sociais, expondo diferentes relações de poder.

7 Abr a 24 Abr 2016

Teatro Nacional São João
Praça da Batalha, 4000-102 Porto

É já no dia 7 de abril que O Misantropo, de Molière, se estreia no palco do Teatro Nacional São João (TNSJ), no Porto. A abrir a programação do último quadrimestre da temporada 2015-2016 da instituição portuense, a peça foi representada pela primeira vez em 1666, há precisamente 350 anos, e é considerada a obra prima do autor francês. A encenação de Nuno Cardoso conta com uma nova tradução de Alexandra Moreira da Silva que busca por uma nova compreensão da carga performativa e simbólica gerada pelo texto. 

O Misantropo é um texto subtil, mas com uma grande carga satírica sobre as regras e costumes sociais da sociedade, sendo designado, muitas vezes, como uma “grande comédia”. No centro da história encontra-se Alceste, o herói monomaníaco, que tem uma grande exigência moral que o leva a odiar e a censurar todos os homens – “odeio os homens todos, uns porque são maus e malvados, e outros porque aceitam a malvadez”. Por outro lado, o homem das ideias fixas vive numa singular contradição já que consegue amar a mais coquete e afetada das criaturas. 

O Misantropo mantém-se bastante atual, expondo diferentes relações de poder e jogos de enganos, numa oscilação constante entre a sinceridade e a hipocrisia e entre a atração e a repulsa pelas convenções. O espetáculo é uma produção do Ao Cabo Teatro, companhia que tem vindo a explorar o teatro enquanto uma máquina de desocultação de preocupações contemporâneas. 

A peça resulta de uma coprodução entre São Luiz Teatro Municipal, Centro Cultural Vila Flor, Teatro Viriato e TNSJ e pode ser vista até dia 24 de abril: à quarta-feira, às 19h00, de quinta-feira a sábado, às 21h00, e domingo, às 16h00. O Misantropo conta com interpretações de Afonso Santos, António Parra, Carolina Amaral, Joana Carvalho, Luís Araújo, Mário Santos, Micaela Cardoso, Pedro Frias e Rodrigo Santos e é um espetáculo legendado em inglês. O preço dos bilhetes varia entre os 7,50 euros e os 16 euros.

Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Visitas
110,538,347