"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Cinema e Vídeo

Cineclube Campo Aberto na Brotéria

Entre janeiro e junho de 2022, o cineclube Campo Aberto acontece na Brotéria, com um percurso cinematográfico com seis paragens.

21 Jan a 18 Mar 2022

Brotéria
Rua de São Pedro de Alcântara, 3 - 1250-237 Lisboa

6 sessões, 6 filmes, 6 conversas, 12 curtas.

Ideias para fazer um filme? O Cineclube Campo Aberto na Brotéria lança uma open call para curtas-metragens — um concurso aberto a todas as pessoas, fora ou dentro do mundo do cinema.

Esta é uma iniciativa que resulta da parceria entre a Brotéria, a plataforma Esquilos para as Nozes e o cineclube Campo Aberto. Mais do que um ciclo de cinema, o Cineclube Campo Aberto na Brotéria é também uma ocasião para mostrar curtas-metragens originais: de artistas convidados e de qualquer pessoa que queira experimentar.

Para cada sessão do ciclo Cineclube Campo Aberto na Brotéria haverá um diferente subtema e uma diferente fase de candidatura. Cada concorrente é livre de escolher a que tema e a que sessão se quer candidatar.

PROGRAMA

I. FERIDA, 21 jan
Do espanto causado por uma ferida nasce um novo caminho: um lugar isolado, desconhecido, que nos abre à fragilidade escondida. Parar e olhar a ferida é o começo da cura.
Filme — No Quarto da Vanda (2000), Pedro Costa
Conversa — Juliana Campos e Paulo Ávila

II. CAMINHADA, 18 fev
Da sede abre-se caminho. No princípio existe o desassossego e uma escolha livre pelo movimento e, diante do caminhante solitário e desamarrado, revela-se a aridez dessa mesma liberdade.
Do caminho abre-se a história, que pode ser contada por nós ou por outros.
Filme — Sem Eira nem Beira (1985), Agnès Varda
Conversa — Teresa Chow

III. CONVERSAÇÃO, 18 mar
O deserto transforma-se, dando lugar ao encontro.
No encontro, converte-se o silêncio e os passos dados em vozes vivas e distintas, que despertam o caminhante solitário para outros e para o mundo.
Filme — Crónica de um Verão (1961), Jean Rouch/Edgar Morin
Conversa — Julien Fargetton

IV. COMUNIDADE
até 31 março 2022

V. TRANSFORMAÇÃO
até 30 abril 2022

VI. VER DE NOVO
até 31 maio 2022

Os autores das curtas-metragens selecionadas pelo júri para cada uma das seis sessões terão direito a um prémio no valor de 150€.

Mais informações:
http://www.esquilosparaasnozes.com/pt/2021/12/14/open-call-de-curtas-metragens/
https://www.broteria.org/pt/programa?opencall-cab

Dúvidas e submissões:
esquilosparaasnozes@gmail.com

Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

Ganhe convites para a antestreia do filme "A ARCA DE NOÉ - A AVENTURA"

Em parceria com a Films4You, oferecemos Convites Família (3 bilhetes por convite) para a antestreia do filme de animação "A Arca de Noé - A Aventura". Uma abordagem divertida a uma das histórias mais icónicas e conhecidas de sempre, com humor e personagens adoráveis à mistura! 

Passatempo

"A GRANDE VIAGEM 2: ENTREGA ESPECIAL"

Em parceria com a PRIS Audiovisuais, oferecemos convites duplos para as antestreias agendadas para 21 de abril (domingo) às 11h00, em Gaia e Lisboa. Findo o passatempo, anunciamos aqui os nomes dos vencedores apurados!

Passatempo

Ganhe convites duplos para o ciclo de cinema da ANIMar 19

Em parceria com a Solar - Galeria de Arte Cinemática, oferecemos convites duplos para as próximas sessões de cinema da ANIMar 19 no Teatro Municipal de Vila do Conde, onde serão exibidos os filmes "Pesca do Bacalhau", "Å Seile Sin Egen SJØ (Vida Costeira)", "A Extraordinária Aventura do Zéca" e "Até Amanhã, Mário". Findo o passatempo, anunciamos aqui os nomes dos vencedores!

Visitas
90,929,024