"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Académicos

XII Ciclo de Seminários de Aprofundamento em Administração, Supervisão e Organização Escolar

Anualmente, docentes da Faculdade de Educação e Psicologia da Universidade Católica organizam um Ciclo de Seminários de Aprofundamento em Administração, Supervisão e Organização Escolar (ASOE).

19 Jan 2022  |  17h00

Online

Um conjunto de 4 seminários online, que se realizam entre janeiro e maio, cujos objetivos são o de reunir parceiros implicados na construção da qualidade da educação, valorizar a comunidade educativa enquanto instância de decisão, e potenciar o compromisso ético relativamente à missão do sistema educativo.

Cristina Palmeirão, coordenadora da 12ª Edição do Ciclo de Seminários de Aprofundamento em Administração, Supervisão e Organização Escolar, explica que este Ciclo “tem como finalidade pensar e sentir a escola e a educação, com o propósito de que nos fala Joaquim Azevedo ‘somos nós que temos de desatar os nós que nos atam, pois ninguém o fará por nós’ (Azevedo, 2011: 329).”

“Sustentabilidade educativa: ambientes, espaços e lugares” é o tema do primeiro seminário que se realiza online já a 19 de janeiro. Este seminário conta com a moderação de Ilídia Cabral, professora da Faculdade de Educação e Psicologia da Católica no Porto, e com a participação de alunos do Agrupamento de Escolas Vale de S. Torcato; de Paulo Antunes, do Agrupamento de Escolas Maximinos; e ainda de Fernando Paulo, consultor e ex-vereador da educação da Câmara Municipal do Porto.

“Diálogos educativos: organização, lideranças e aprendizagem” é o tema do segundo seminário que se realiza a 16 de fevereiro. Com moderação de José Matias Alves, professor da Faculdade de Educação e Psicologia da Católica no Porto, conta com a participação de alunos do Agrupamento de Escolas Fajões; de Maria Luísa Coelho, diretora do Agrupamento de Escolas Pinheiro; e com Mireia Tintoré, da Universidade de Barcelona.

A 23 de março, realiza-se o terceiro seminário sob o tema “Interculturalidade: qualidade educativa, coesão social e cidadania”. A moderação vai estar a cargo de Cristina Palmeirão, professora da Faculdade de Educação e Psicologia da Católica no Porto, e vão participar alunos do Agrupamento de Escolas Vilela e Carlos Gomes de Sá, diretor do Agrupamento de A Ver o Mar; e João Costa, Secretário de Estado Adjunto e da Educação.

O último seminário intitulado “Profissionalidade docente: ensinar, aprender, avaliar” realiza-se a 4 de maio. Isabel Baptista, professora da Faculdade de Educação e Psicologia da Católica no Porto, vai moderar o seminário que conta com a voz dos alunos do Agrupamento de Escolas de Paço de Sousa; com a presença de Adília Cruz, presidente da CAP do AE Soares Basto; e com Maria do Céu Roldão, professora coordenadora do Instituto Politécnico de Santarém.

Este ano, o mote deste Ciclo de Seminários, é uma expressão célebre do sociólogo Edgar Morin: "Aprender não significa apenas saber gramática, matemática, um pouco de geografia e história. As escolas devem cuidar de nossa dupla aspiração: realizar-nos como indivíduos, em nossas atitudes, habilidades e construir vínculos dentro de uma comunidade. Os professores devem, antes de tudo, estar conscientes de que as crianças devem ser acompanhadas nesta dupla aspiração”.

A 12ª edição do Ciclo de Seminários de Aprofundamento em Administração, Supervisão e Organização Escolar (ASOE), é organizada pela Faculdade de Educação e Psicologia da Universidade Católica Portuguesa.

Para mais informações, consultar:
https://www.fep.porto.ucp.pt/pt/Ciclo-Seminarios-ASOE-XII
Agenda
Exposições

Reparar/Repair

Hangar - Centro de Investigação Artística 28 Mar a 11 Mai 2024

Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

Ganhe convites para "UMA VIDA NO TEATRO"

Em parceria com o Teatro Aberto, assinalamos o Dia Mundial do Teatro com a oferta de convites duplos para a nova produção, de David Mamet, com encenação de Cleia Almeida. Os convites serão válidos para a sessão de dia 29 de março (sexta-feira) às 21h30. Participe e... boa sorte!

Passatempo

Ganhe convites para a antestreia do filme "A MINHA FADA TRAQUINA"

Em parceria com a Films4You, oferecemos Convites Família (3 bilhetes por convite) para a antestreia de uma divertida animação sobre o poder da amizade!  As sessões de antestreia terão lugar no dia 30 de março (sábado) às 10h30, nos cinemas Alegro Sintra, Mira Maia e Espaço Guimarães. Findo o passatempo, anunciamos aqui os nomes dos vencedores!

Visitas
89,894,776