"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Teatro e Dança

O Bando e Município de Palmela promovem "Conversa sobre Dante"

Esta é uma das atividades abertas à comunidade, que integram a residência artística a decorrer no Cine-Teatro S. João, até 28 de janeiro, no âmbito da sua próxima produção “Paraíso – Divina Comédia”, de Dante Alighieri.

Foto Alexandre Nobre

21 Jan   |  18h00

Biblioteca Municipal de Palmela
Largo São João Baptista, 2950-214 Palmela


Como é que o homem se relacionou com a morte ao longo dos séculos? Dante Alighieri, na sua obra “A Divina Comédia”, dividiu este mundo dos mortos em três etapas, sendo a última, o Paraíso, adaptada pelo Teatro O Bando. Nesta conversa, será analisada a ideia de Paraíso e como ela se pode refletir na contemporaneidade.

Susana Mateus, historiadora convidada para o evento, é investigadora de Estudos Sefarditas Alberto Benveniste, da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa e fundadora do grupo internacional de investigação "História das Inquisições".

É, também, tradutora, principalmente. de italiano para português. Colaborou com O Bando na adaptação de “Inferno” de Dante Alighieri e, presentemente, colabora na adaptação de “Paraíso”, com a função de investigação e apoio à teatralidade.

Dia 23, às 15h00, o Cine-Teatro S. João será palco do “Ensaio Aberto Paraíso - Divina Comédia”.

“Paraíso – Divina Comédia”, co-produção com o Teatro Nacional D. Maria II, com encenação de João Brites, cuja estreia decorrerá em fevereiro, será apresentada em março, em Palmela.

Mais informações/reservas através dos contactos: 212336630/ cultura@cm-palmela.pt

Agenda
Ver mais eventos
Visitas
66,779,164