"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Teatro

Bonfim ao Palco

Ciclo de Teatro, a decorrer de 8 a 30 de abril, na Junta de Freguesia do Bonfim.

8 Abr a30 Abr

Junta de Freguesia do Bonfim
Campo 24 Agosto, 294 4300-506 Porto
Porto
Preço
Entrada livre

A Cultura, numa perspetiva abrangente, pode e deve também ser encarada como um fator de desenvolvimento. A Junta articula com as instituições e coletividades da freguesia um papel pró-ativo na aposta das várias formas de cultura e criação artística como fatores de coesão e de identidade social.

Reconhecendo o teatro como um antídoto contra o preconceito e contra a descriminação, deverá a Junta estimular e apoiar a iniciativa e a criatividade dos jovens, como forma de contribuição para minorar a desertificação e a degradação urbana. O Bonfim ao Palco tem como finalidade promover e proporcionar o acesso das populações à Cultura na forma de teatro, sendo um imperativo de inclusão civilizacional e, nessa medida, uma obrigação clara nas atribuições de uma freguesia.

José Soares
Pelouro da Educação, Cultura e Lazer
Junta de Freguesia do Bonfim

 

Foi com muito prazer e lisonjeados que aceitamos o desafio para organizarmos este primeiro Ciclo de Teatro "Bonfim ao Palco". Era nosso dever, pois foi com o apoio da Junta de Freguesia do Bonfim que, nos inícios dos anos oitenta e durante quase uma década, começamos a realizar espetáculos de teatro no seu salão nobre; o Festival Fazer a Festa, onde pela primeira vez atuou uma companhia da Checoslováquia; temporadas com outros grupos e o Teatrólogo, onde recebemos o brasileiro João Cabral de Melo Neto, um dos maiores poetas da língua portuguesa. Foi ainda no Bonfim que a companhia se profissionalizou e com o seu teatro andou pelo país e correu mundo. Nos últimos anos foi possível voltar de novo a uma colaboração mais estreita e aqui estamos no Bonfim, prontos para continuar a colaborar regularmente no desenvolvimento da atividade cultural da freguesia e da cidade.
Assim, esta louvável iniciativa da Junta, conta com o nosso contributo na produção e direção artística deste "Bonfim ao Palco", que apresenta um ciclo de teatro com espetáculos e oficinas de companhias profissionais, escolas, grupos de amadores e associações diversas com importante trabalho comunitário, da freguesia. Aos organizadores e a todos os participantes o nosso obrigado pela disponibilidade e ao público do Bonfim e da cidade, um convite para assistirem às histórias dos homens e do mundo que o teatro nos dá a conhecer.

José Leitão
Diretor Artístico do Teatro Art'Imagem

  • PROGRAMAÇÃO

O Submarino Amarelo
Teatro
08 de abril (sexta-feira)
10h30 (escolas) - 21h30 (público em geral)
Associação Qualificar para Incluir 

Num mundo ameaçado e conquistado pelos terríveis "Blue Meanies", em que a palavra de ordem é a Tristeza, apoiada na repressão e na supressão de todas as formas e cores de Alegria, é a Música que exerce um papel central na libertação das pessoas oprimidas. Para tal, será necessário ir a Liverpool buscar um famoso quarteto de músicos para que, com as suas melodias e a vontade de todos, se possa recolocar a Amizade e a Beleza no centro do Mundo. Por entre 1000 peripécias terá esta missão um final feliz?
Ideia original de adaptação: Francisco Beirão/António Sérginho; Direção Musical: Francisco Beirão/António Sérginho; Direção Cénica: Francisco Beirão/Teresa Saturnino; Cenografia: Nuno Xandinho (Oficina Faceadinha)/Francisco Beirão/Carla Figueira (coordenadora dos alunos do 9º Ano do colégio Liverpool); Músicos: António Sérginho, Francisco Beirão, Ricardo Batista, Rui Rodrigues; Elenco: Alexandre Batista, Rafaela Santos, Teresa Saturnino (técnicos da QPI), que acompanham em palco as dez crianças do 1º ciclo que participam no espetáculo.

 

Família Ramos - Construção e manipulação de marionetas
Workshop
09 de abril (sábado)
15h00 às 18h00
Teatro de Ferro 

Neste atelier convidamos os participantes a construir figuras antropomórficas ou zoomórficas (homenzinhos ou bichos) a partir das sobras da poda das árvores. Ramos, galhos e pauzinhos, depois de devidamente preparados, são a matéria-prima para estes corpos que vamos inventar.
Junções e articulações. Inspirados pelas ferramentas e utensílios que nos acompanharam durante milénios, vamos unir estes raminhos e pô-los a mexer.
Na última parte, para descobrir e inventar um pouco mais sobre estas criaturas de origem vegetal, vamos manipulá-las.
Como se deslocam? Como convivem? O que desejam?
Depois, cada novo elemento da Família Ramos vai passar a viver com a família do seu construtor.

Gratuito, mediante inscrição prévia.

Conceito – Igor Gandra/Teatro de Ferro

 

Passo a Passo, a partir do projeto Peregrinações 2012
Documentário
12 de abril (terça-feira)
14h30
PELE 

Sobre o documentário Passo a Passo
E se um dia como todos os dias, decidirmos ir? Por onde e para onde iríamos? Iríamos pelo mesmo caminho para o mesmo lugar?

Passo a Passo procura os impulsos que nos levam a ir, cruza pessoas, caminhos e cidades que pisamos. Buscam-se sentidos em diferentes tempos, crenças, horizontes – universos que nos atraem.

Nas ruas da Vitória descobrem-se tropas que partem para a guerra, rebuçados emblemáticos, estudantes que cantam a vida, varandas – palcos de memórias, turistas encantados, bailaricos autênticos, lavadeiras que abrem percursos, indigentes com ânsia de norte…gentes de diferentes tempos numa história que caminha com vontade de futuro. É uma peregrinação local, mais igual a qualquer outra do que aquilo que imaginamos. Da Vitória, um canto desta cidade, partimos em busca do sentido universal do que é peregrinar.

Realização, sonoplastia e montagem de Passo a Passo Patrícia Poção
Duração 84 m

Bonfim ao Palco 

 

Civilização
Teatro
15 de abril (sexta-feira)
16h00 e 21h30
GAEDE - Grupo de Teatro do Colégio D. Dinis 

Num circo chamado "Civilização", um palhaço apresenta o maior espetáculo do mundo. Os artistas são pessoas comuns, que lutam pela sobrevivência numa existência marcada pela rotina de um quotidiano absurdo e alienante. Caminham na passarela da vida, assumindo a pose de manequins falsos que caminham altivamente.
Texto e Encenação: Rui Louro Mendes; Luz: José Ramos; Vídeo: Manuel Carvalho; Elenco: Ana Brito, Ana Mendes, Ana Rocha, Bruna Almeida, Carla Pinto, Elisama Pinheiro, Inês Brandão, Joana Filipa Silva, Luciana Pereira, Mariana Pereira, Raquel Mendes, Rita Sousa, Rodrigo Santos, Tiago Ribeiro

 

Amor Reverso
Teatro
23 de abril (sábado)
21h30
ACPDA - Associação Cultural Porto D'Artes 

O que te parece ser o amor? Achas que tem uma visão distorcida da realidade? Consideras o amor um sentimento bom? Quais são as suas possíveis consequências? Amor Reverso tem como fio condutor as impensáveis vias contraditórias do que se chama amor. O espetáculo incita a reflexão sobre este sentimento, apresentando algumas de suas várias vertentes e consequências. Essa obra é uma compilação de quatro textos: Louco Delírio – Andrea Moura; Amor Maior - Ique Carvalho; Amor - Rodrigo Villas Boas; Do Amor Sem Nome - Diogo Costa Leal. Busca-se ressaltar as outras faces do amor para além de sua forma clichê e romântica. Amor Reverso também é amor.
De: Andrea Moura, Diogo Costa Leal, Ique Carvalho e Rodrigo Villas Boas; Adaptação e Encenação: Adalmir Cardoso; Interpretação: Ana Paula Carneiro, Daniella Assemany e Diogo Costa Leal; Cenário: Adalmir Cardoso; Figurino: Daniella Assemany; Desenho de Luz: Vitor Oliveira; Sonoplastia: Filipa Fernandes; Duração: 60m

Bonfim ao Palco 

 

Um Punhado de Terra
Teatro
30 de abril (sábado)
21h30
Teatro Art'Imagem 

Um homem negro é um escravo trazido à força da África para uma terra de que nunca ouvira falar? Portugal. Ele nos dirá, num português ainda mal apreendido, mas de imagens poderosas e numa linguagem poética singular, à moda de um contador de histórias de tradição oral africanas, como um dia chegaram à sua aldeia os homens brancos? Feios, com cabeças de metal e pele de ferro, por sobre a pele cor de leite velho estragado?
Texto: Pedro Eiras Encenação: José Leitão Interpretação: Flávio Hamilton Espaço cénico: José Leitão e José Lopes Desenho de luz: Leunam Ordep M/12 Duração: 50 m

 

Entrada Gratuita em todos os espetáculos até à lotação da sala.
Worshop mediante marcação prévia.

 

+ Informações:

Teatro Art'Imagem
t. 22 208 40 14 | 91 08 18 719
Email: teatroartimagem@hotmail.com

Junta de Freguesia do Bonfim
t. 225 194 500
E-mail: geral@jfbonfim.pt

Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

Ganhe convites para o filme "O FIM DA CARNE"

“O Fim da Carne” do realizador alemão Marc Pierschel é o filme do mês da Zero em Comportamento e neste passatempo pode habilitar-se a ganhar convites duplos. Participe!

Visitas
59,361,867
>