"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Conferências

Introdução ao espaço sagrado cristão

A igreja-edifício é a imagem da própria Igreja — uma comunidade eclesial que se reúne para celebrar o Mistério Pascal de Cristo “revelado” nos sacramentos. Propõe-se uma viagem histórico-litúrgica pela «casa da Igreja».

26 Jan 2022  |  19h00

Brotéria
Rua de São Pedro de Alcântara, 3 - 1250-237 Lisboa
Preço
Entrada livre

Afinal, o que leva a poder designar-se um espaço como sagrado ou consagrado?

Primeira parte
Introdução ao espaço sagrado cristão

P. João Norton SJ

De forma breve, pretende-se questionar o significado do sagrado “em regime cristão” e, neste contexto, o que leva a poder designar-se um espaço como sagrado ou consagrado.

Segunda parte
Arquitetura e liturgia em perspetiva histórica

Isabel Alçada Cardoso

«Eles afirmavam que o cúmulo da sua culpa e erro consistia em se reunirem num dia fixo antes do alvorecer e cantarem em coro um hino a Cristo como a um Deus…» (c. 112, Plínio o jovem, Epist. X, 96,). Uma comunidade que se reúne exige um lugar onde se possa reencontrar. A igreja-edifício, em sentido mistagógico, é a imagem da própria Igreja, a comunidade eclesial que se reúne para celebrar o Mistério Pascal de Cristo “revelado” nos sacramentos. Propõe-se uma viagem histórico-litúrgica pela «casa da Igreja».

Biografias

P. João Norton SJ
Padre jesuíta, João Norton é licenciado em arquitetura. Completou a sua formação na Companhia de Jesus com uma especialização em estética e filosofia da arte em Louvain-la-Neuve, e em Teologia da cultura, em Paris, com uma tese sobre "a crise moderna da arte sacra”. É atualmente Assistente Convidado da Faculdade de Teologia da Universidade Católica Portuguesa e vive na comunidade da Brotéria.

Isabel Alçada Cardoso
Doutoranda do Istituto Patristico Augustinianum em Roma em ordem à obtenção do grau de doutor em Teologia e Ciências Patrísticas. Tem Diploma de Estudos Avançados em Teologia Sistemática e Mestrado Integrado em Teologia pela Faculdade de Teologia da UCP. Licenciou-se em Engenharia Civil pelo Instituto Superior Técnico. Frequentou o Master Universitário e os Cursos Integrativos de Architettura e Arti per la Liturgia, no Pontifício Instituto Litúrgico do Pontifício Ateneu S. Anselmo, o Curso de Iniciação às Antiguidades Cristãs, no Pontifício Instituto de Arqueologia Cristã, ambos em Roma, e o Curso Intensivo Archeologia e Geografia della Terrasanta, promovido pela Faculdade de Teologia de Lugano e pela Faculdade Teológica da Itália Setentrional em colaboração com o Studium Biblicum Franciscanum de Jerusalém, em Israel.

Duração: 1h30
Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

Ganhe convites para a antestreia do filme "A ARCA DE NOÉ - A AVENTURA"

Em parceria com a Films4You, oferecemos Convites Família (3 bilhetes por convite) para a antestreia do filme de animação "A Arca de Noé - A Aventura". Uma abordagem divertida a uma das histórias mais icónicas e conhecidas de sempre, com humor e personagens adoráveis à mistura! Findo o passatempo, anunciamos aqui os nomes dos vencedores!

Visitas
91,203,948