"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Exposições

Exposição "Once Upon a Time" de Rui Castanho

A Galeria Balcony e o artista Rui Castanho convidam a visitar a exposição, “ONCE UPON A TIME”, patente até 12 de março de 2022.

29 Jan a 12 Mar 2022

Balcony Gallery
Rua Coronel Bento Roma 12A, Alvalade – Lisboa
Preço
Entrada livre

Once upon a time there was our time

À maneira da personagem Alice, de Lewis Carroll – que depois de beber um elixir mágico, decresce e pode passar através de uma porta minúscula - é preciso que nós mudemos para entrar e percorrer este “Once upon a time” de Rui Castanho. Este texto é uma parte do exercício de procurar por diferentes acessos um encontro com estes trabalhos, sabendo que nunca se tem garantias de admissão, e que qualquer acesso é parcial.

O interesse dos artistas pela “arte das crianças” ou a “arte dos loucos”, ou seja, pelos seus modos de fazer, não é de hoje. A criança com que Rui Castanho aprende é uma certa criança, e muito significativa e originalmente, também aprende com um certo tipo de adolescente.

A criança que interessa a Rui Castanho faz infantilmente, claro; e, faz brincando; é a criança que usa pequenos truques e astúcias de desenho e pintura, para obter determinados efeitos: aprende que o 2 também pode ser transformado num cisne, aprende “fórmulas” mágicas e repetíveis de obter outros efeitos visuais, etc.; mas também é a criança que – do seu próprio ponto de vista de criança – faz erros nos desenhos e pinturas: carregou demasiado com o lápis aqui e marcou a folha; vai-lhe faltando a tinta no marcador ou borrou ali, etc.; é a criança que “copia” as imagens que a enchem de alegria e são prazerosamente acessíveis ao seu fazer; e é também a criança que exibe, ou melhor, vai mostrando a cada passo o seu trabalho perpetuamente inacabado. Esta (outra) criança não é uma reserva de inocente liberdade à qual o adulto pode (imaginariamente) regressar. Esta (outra) criança - ou melhor, os seus modos de fazer - adquiriu direito de cidadania na arte.

(...)

Fernando Poeiras
Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

Ganhe convites para o espetáculo POETA POP de Tristão de Andrade

No próximo dia 18 de janeiro, pelas 21h00, sobe ao palco do Auditório da Fundação Oriente, em Lisboa, um espetáculo apresentado por Tristão de Andrade, que celebra sua vida e obra como poeta, escritor, cantautor e músico.Findo o passatempo, anunciamos aqui os nomes dos vencedores apurados!

Visitas
101,352,676