Teatro
Hotel Europa estreia Amores de Leste: histórias de amor na luta contra o fascismo
No seu regresso à Culturgest, a companhia de teatro Hotel Europa apresenta Amores de Leste, uma peça que conta a história das relações familiares e afetivas de pessoas que viveram o período da Cortina de Ferro, do fascismo e do colonialismo.

10 Fev a 12 Fev 2022
O espetáculo é apresentado no Grande Auditório, nos dias 10 e 11 de fevereiro, às 21h00, e dia 12 de fevereiro, às 19h00.
Amores de Leste é uma performance de teatro documental que tem como ponto de partida o apoio dado por parte dos países de leste, no período da União das Repúblicas Socialistas Soviéticas, aos países da lusofonia como Portugal, Angola, Cabo Verde e Moçambique, que combatiam inimigos comuns: o fascismo e o colonialismo. Este apoio foi dado através da possibilidade de asilo nesses países, cedência de armas e treino militar, um apoio que se manteve até ao momento da queda do muro de Berlim e da dissolução da URSS.
O espetáculo em exibição na Culturgest de 10 a 12 de fevereiro - falado maioritariamente em português com algumas partes em alemão, checo, changana e russo (legendadas em português) - procura, através de um olhar mais íntimo e pessoal, retratar as histórias das pessoas que lutaram contra o colonialismo, fascismo e a favor da democracia. Em palco serão tratados os testemunhos recolhidos em países como Portugal, Alemanha, Eslovénia, República Checa, entre outros e ainda as histórias contadas na primeira pessoa, pelos atores em palco.
Ao longo do mês de junho de 2021, a equipa do Hotel Europa explorou arquivos em Leipzig, de modo a recolher uma série de testemunhos de pessoas que viveram a queda do muro de Berlim, o fascismo e o colonialismo.
A peça de cariz multidisciplinar parte de questões como: Que repercussões tiveram as relações interpessoais das pessoas que viveram nestes contextos? Terão as perspetivas ideológicas sido alteradas com o fim da União Soviética?
Enquadrado no tema do amor, Amores de Leste propõe uma viagem às vivências, aos laços familiares e às histórias de amor das pessoas que lutaram contra o fascismo, tendo sempre em vista os seus contextos e experiências pessoais.
O espetáculo que teve estreia em novembro no Euro-scene Festival, em Leipzing, segue agora para Culturgest, em Lisboa e, continuará digressão para o Passage, Transfestival, em Metz e Thêatre de la Ville, em Paris. Amores de Leste é uma coprodução entre a Culturgest e o Théâtre de la Ville - Paris Euro-scene Leipzig.
Os bilhetes para Amores de Leste custam entre 5€ e 14€ (ver descontos) e estão à venda na Culturgest e na rede Ticketline.
Sobre Hotel Europa
Hotel Europa é uma companhia de teatro que, através de um olhar documental, explora as fronteiras entre o teatro, a dança e a performance. A componente documental é expressa comumente pela recolha de testemunhos, de narrativas familiares, de pesquisa historiográfica e de material autobiográfico. A companhia criada por André Amálio e Tereza Havlícková já apresentou trabalho em Portugal, Brasil, França, Alemanha, Espanha, República Checa e Eslovénia. As temáticas são principalmente direcionadas para o passado ligado ao fascismo e colonialismo, assim como, no que diz respeito à atualidade, para os temas da migração, do ambiente e da gentrificação. A companhia já apresentou em 2019, na Culturgest, o teatro performance O fim do colonialismo português e, também no mesmo ano, Os filhos do colonialismo português.
+ Info
Ficha Técnica
Criação
André Amálio e Tereza Havlícková
Intérpretes
André Amálio, Andreia Galvão, Jorge Cabral, Mbalango, Tereza Havlícková
Assistência de encenação
Cheila Lima
Cenografia
Ana Paula Rocha
Assistente de cenografia
Aurora dos Campos
Desenho de Luz e Direção Técnica
Joaquim Madaíl
Vídeo
Marta Salazar
Músico
Mbalango
Maria João Santos, Ana Lage