"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Festivais, Festas e Feiras

BOLD Creative Festival

Corajoso, arrojado, atrevido, audaz, forte, vigoroso. Estas são algumas das palavras que descrevem a primeira edição do BOLD Creative Festival que pretende celebrar toda a comunidade criativa.

Jessica Walsh

26 Abr a 29 Abr 2016

Lisboa

Com organização do IADE – Creative University e da EDP, o festival pretende “espicaçar” todos os portugueses durante quatro dias repletos de design, publicidade, marketing, fotografia, vídeo, música e tecnologia. O evento decorre entre os dias 26 e 29 de abril, nos espaços do IADE e da EDP, em Lisboa, e é uma mostra do potencial criativo dos antigos e atuais alunos do IADE – a mais antiga escola de Design do país –, para se projetar o futuro das indústrias criativas. 

 

Jessica Walsh: um nome incontornável do design

O grande destaque do BOLD Creative Festival é uma Master Talk de entrada gratuita com a designer e ilustradora Jessica Walsh. Um nome incontornável do design e da criatividade, Jessica Walsh começou a fazer a codificação e design de websites com apenas 11 anos, tendo depois estudado design gráfico na Rhode Island School of Design. Com apenas 29 anos, a norte americana torna-se uma das parceiras da reputada Sagmeister & Walsh, empresa de design que criou as identidades gráficas da Casa da Música e da EDP, a nível nacional, mas que também já desenvolveu projetos para clientes como The Rolling Stones, Lou Reed, The Jewish Museum, Guggenheim Museum, New York Times ou a Levi’s. 

Jessica Walsh lançou, em 2013, um projeto com o designer Tim Goodman. “40 Days of Dating” (2013) é uma experiência social em que os dois amigos se tentam apaixonar e que resultou num blogue com mais de 10 milhões de leitores e num livro com grande reconhecimento internacional. A designer norte americana já ganhou inúmeros prémios incluindo o Type Director’s Club, o Art Director’s Club, o  Society of Publications Designers, o D&AD, o TDC Tokyo ou o Graphis. Jessica Walsh foi, ainda, uma das escolhidas para a lista “30 under 30” da Forbes e considerada uma das 25 pessoas que estão a moldar o futuro do design, pela revista Complex. 

Para além do trabalho como diretora criativa que desenvolve na Sagmeister & Walsh – estúdio que, em junho, convidou Tiago Biscaia, antigo aluno do IADE, a integrar a sua equipa –, Jessica Walsh ensina design e tipografia na School Of Visual Arts em Nova Iorque (Estados Unidos da América). No dia 27 de abril, às 18h30, no auditório da EDP, a norte americana vai refletir sobre a importância de brincar e de jogar com conceitos no processo criativo e de inovação e de que forma esta postura influenciou a sua carreira.

 

Light: Design e energia de mãos dadas

Do programa do BOLD consta, ainda, o Light Up Your Talent, uma iniciativa que convoca todos os criativos a unirem-se em torno da energia. Os projetos 2D vão ser projetados no edifício do instituto universitário, enquanto os trabalhos 3D vão estar expostos no novo edifício da EDP, localizado em Santos. O melhor projeto Light Up Your Talent vai ser distinguido com o BOLD Award. 

O BOLD Creative Festival integra também as EDP Talks, no dia 28 de abril, que refletem sobre como é que uma só marca consegue trabalhar com todas as indústrias criativas, tendo como ponto de partida o exemplo da empresa de energia. No último dia, o festival distingue André Beato, antigo aluno do IADE, com o Prémio Ultra Bold pela excelência da sua personalidade criativa e inovadora. Com estúdio próprio desde 2011 em Londres, André Beato tem vindo a trabalhar nas áreas do design gráfico e ilustração e tem colaborado com clientes como Air Jordan, Converse, Esquire, Nike, Louis Vuitton ou EasyJet.

 


O IADE foi fundado, em Lisboa, em 1969, tendo sido pioneiro do ensino do design em Portugal. Atualmente, a instituição é a que mais estudantes forma nesta área, apresentando uma taxa de empregabilidade de 97 por cento. O IADE confere graus académicos para todos os ciclos de estudo do ensino superior, bem como Pós-Graduações, em áreas de formação relacionadas com Design, Artes e Comunicação, Marketing, Publicidade e Fotografia. O IADE – Creative University integra a rede Laureate International Universities que, em Portugal, inclui ainda a Universidade Europeia e o IPAM – The Marketing School.  

 

A Laureate é líder mundial na oferta de instituições de ensino superior e, pelas suas 80 escolas, circulam mais de 1 milhão de estudantes bem como uma rede de professores e investigadores, cujo principal objetivo é contribuir para a inovação e  produção de conhecimento em todo o mundo. Dispersas por 28 países e presentes nos cinco continentes, as universidades da rede Laureate oferecem programas de licenciaturas, mestrado e doutoramento em áreas tão distintas como a Arquitetura, Gestão, Turismo, Desporto, Design, Engenharia, Ciências da Saúde, Medicina e Direito, entre outras. A comunidade Laureate acredita no poder transformador da Educação e tem como missão influenciar de forma positiva e duradoura a vida dos seus estudantes, professores e colaboradores: ”Quando os nossos estudantes brilham, os países prosperam e as sociedades evoluem”.

 

Para mais informações sobre o IADE – Creative University.

Para mais informações sobre o Grupo Laureate

Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

Ganhe convites para o 33.º Curtas Vila do Conde

Em parceria com o Curtas Vila do Conde, oferecemos convites duplos para as sessões de cinema a decorrer nos dias 17, 18 e 19 de julho, onde serão exibidos os filmes "Les Yeux Sans Visage", "Ritas" e "To a Land Unknown".Findo o passatempo, anunciamos aqui os nomes dos vencedores!

Visitas
109,936,601