"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Festivais

Cartaz da quarta edição do JN North Festival já está completo

Ornatos Violeta, Don Diablo, Robin Schulz, The Jesus and Mary Chain e The Waterboys são os headliners do evento.

26 Mai a 28 Mai 2023

Alfândega do Porto
Rua Nova da Alfândega – Edifício da Alfândega, 4050-430 Porto

Ornatos Violeta, Linda Martini, Don Diablo, Robin Schulz, The Jesus and Mary Chain, The Waterboys e GNR são apenas alguns dos nomes confirmados na quarta edição do JN North Festival. Os responsáveis pela organização do evento, a cargo da Vibes & Beats, acabam de anunciar que o cartaz para a edição inédita de três dias do festival já está completo. O JN North Festival, que decorre entre os 26 e 28 de maio, na Alfândega do Porto, na cidade Invicta, irá contar com um dia dedicado ao rock nacional, seguindo-se uma de “homenagem” aos maiores DJ’s da atualidade, culminando numa “viagem além-fronteiras”, com a presença de vários nomes internacionais.

Rock nacional recebe festivaleiros no primeiro dia de evento
A banda portuense Ornatos Violeta, responsável pelos êxitos “Ouvi Dizer” (1999), “Chaga” (1999) ou “Devagar” (2011), é cabeça de cartaz no primeiro dia de evento. O grupo escolheu o palco da Alfândega do Porto para assinalar o seu regresso e celebrar os 30 anos da formação da banda, num concerto que será “uma festa bonita cheia de amigos, com as emoções à flor da pele”. Este primeiro dia do JN North Festival irá contar, ainda, com a presença dos Linda Martini. André Henriques, Cláudia Guerreiro e Hélio Morais, vão, assim, apresentar os novos temas do seu mais recente álbum “ERRÔR”, lançado no início deste ano, do qual fazem parte músicas como “Eu Nem Vi”, “Rádio Comercial”, “Super Fixe” ou “Horário de Verão”.

O quarteto PAUS também vai receber os festivaleiros naquele que é o dia de arranque do evento. A banda, que já conta com uma década de existência e com cinco álbuns na sua discografia, irá fazer ecoar alguns dos seus maiores êxitos como “DEIXA-ME SER” (2011), “Pela Boca” (2016) ou “Era Matá-lo” (2016). Já a banda de culto portuense, ZEN, junta-se a esta celebração, para recordar o álbum de estreia que marcou o seu percurso: “The Privilege of Making the Wrong Choice”. Para o primeiro dia de festival estão ainda confirmados Paraguaii – que lançou, no ano passo, o quinto álbum da sua discografia, “Propeller” –, assim como Pedro da Linha, S. Pedro e Riot.

Don Diablo e Robin Schulz fazem “vibrar” a cidade Invicta
Diretamente do mainstage do Tomorrowland para o palco com vista privilegiada para o rio Douro chega Don Diablo. O produtor musical holandês, eleito o sétimo melhor DJ do mundo pela DJ MAG Top 100, vai fazer vibrar as artérias principais do coração da Invicta com muitos dos seus êxitos, incluindo o seu mais recente single, “Gotta Let U Go” (2022). A Don Diablo junta-se Robin Schulz. O DJ e produtor, considerado o artista alemão com a carreira de maior sucesso além-fronteiras da última década, é conhecido mundialmente pelos temas “Waves” (2014), “Sugar” (2015) ou “Prayer in C” (2014)”. Só este ano, Robin Schulz já lançou quatro singles – “Talamanca”, “redruM”, “The Motto” e “In Your Arms” – que irão ouvir-se no segundo dia do JN North Festival.

Também no dia 27 de maio irá atuar na Alfândega do Porto, a “mulher do Norte” que destruiu estigmas no rap nacional: Capicua. “Gaudí”, “Planetário” ou “Passiflora”, são alguns dos temas do quinto álbum da sua discografia “Madrepérola” (2020), que vão ser celebrados no concerto único da “rapper militante”. Os festivaleiros que marquem presença neste segundo dia de festival terão, ainda, a oportunidade de ouvir “uma das maiores promessas da música portuguesa”, Domingues, responsável pelos singles “Romance de Cinema” (2020), “Fica” (2020) e “Café em Paris” (2019). Também o artista português T-Rex, que acaba de lançar o tema “PRA MIM”, e Cassete Pirata, grupo musical composto por “cinco amigos unidos pelo jazz”, integram o lineup deste dia, que contará, ainda, com as atuações de Throes + The Shine, Mark Vedo, Zanova e Peace Maker!.

Da Escócia para o Porto: The Jesus and Mary Chain e The Waterboys
“Damage and Joy” (2022) é o nome do mais recente álbum na discografia de The Jesus and Mary Chain. A banda de rock escocesa, formada em 1984 pelos irmãos Jim Reid e William Reid, é cabeça de cartaz do último dia do JN North Festival, promete levar os festivaleiros numa “viagem” inesquecível pelos seus êxitos intemporais como “Just Like Honey” (1985), “April Skies” (1987). Também da Escócia chegam os The Waterboys. O grupo conhecido pela sua mistura única de música celta, gospel e country irá recordar alguns dos seus maiores sucessos como “A Girl Called Johnny” (1983), “The Whole of the Moon” (1985), “Fisherman’s Blues” (1988) ou “How Long Will I Love You” (1990).

O terceiro dia de festival, 28 de maio, irá contar, ainda, com uma celebração muito especial da banda que marcou a história do rock português: o Grupo Novo Rock, mais conhecido como GNR. A banda composta por Rui Reininho, Tóli César Machado e Jorge Romão irá assinalar os 40 anos de carreira no palco do JN North Festival, com alguns dos seus maiores clássicos. Esta atuação será precedida pelo Conjunto Cuca Monga, grupo musical que reúne artistas como Capitão Fausto, Ganso, Luís Severo, Rapaz Ego, Zarco. O cartaz deste último dia fica também marcado pela presença dos Keep Razors Sharp, o quarteto de rock alternativo português que lançou, no final do ano passado, o single “Shine a Light”. Para fechar o cartaz desta edição única de três dias, os festivaleiros terão a oportunidade de ver e ouvir Moullinex & Xinobi e DJ Vibe.

Para além da programação do palco principal, a Vibes & Beats irá desvendar, muito brevemente, as atividades paralelas que compõem o festival. Os bilhetes para o JN North Festival, que decorre entre 26 e 28 de maio, na Alfândega do Porto, estão disponíveis nos locais habituais e no site do evento (https://northmusicfestival.seetickets.com/). O bilhete diário tem o custo de 50 euros e o passe geral de 90 euros.
Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

"A GRANDE VIAGEM 2: ENTREGA ESPECIAL"

Em parceria com a PRIS Audiovisuais, oferecemos convites duplos para as antestreias agendadas para 21 de abril (domingo) às 11h00, em Gaia e Lisboa. Participe e habilite-se a ser um dos felizes contemplados!

Passatempo

Ganhe convites duplos para o ciclo de cinema da ANIMar 19

Em parceria com a Solar - Galeria de Arte Cinemática, oferecemos convites duplos para as próximas sessões de cinema da ANIMar 19 no Teatro Municipal de Vila do Conde, onde serão exibidos os filmes "Pesca do Bacalhau", "Å Seile Sin Egen SJØ (Vida Costeira)", "A Extraordinária Aventura do Zéca" e "Até Amanhã, Mário".

Visitas
90,886,890