"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Formação

Douramento: do suporte às técnicas decorativas

O presente workshop, lecionado pela conservadora-restauradora Eva Direito, pretende proporcionar à comunidade, a oportunidade de aprender a dominar as técnicas base do douramento, desde a preparação do suporte de madeira, passando à aplicação da folha de ouro, até às técnicas de pintura e puncionados, realizados sobre o mesmo, visando criar diferentes efeitos óticos. 

23 Abr a28 Mai

MMIPO, Museu e Igreja da Misericórdia do Porto
Rua das flores, 15
Porto

As sessões estão organizadas com informação acessível, não requerendo conhecimentos prévios sobre o tema ou domínio de qualquer tipo de aptidão artística, destinando-se a público adulto.

O workshop é constituído por 4 módulo de 2 horas cada, a realizar-se pontualmente às 10 horas, podendo ser frequentado em bloco, ou escolhendo os módulos pretendidos. Ressalva-se, no entanto, que se dará prioridade aos inscritos nos módulos anteriores e às inscrições em bloco. Serão fornecidos os produtos e os utensílios.

23 Abril | Módulo 1 | Preparação do suporte de madeira
30 Abril | Módulo 2 | Tratamento do gesso e do bollus
14 Maio | Módulo 3 | Técnica de douramento com folha de ouro
28 Maio | Módulo 4 | Técnicas artísticas sobre o douramento

Decorrerá no MMIPO, Museu e Igreja da Misericórdia do Porto, no atelier Misarte | Conservação e Restauro, na rua das Flores 15, no Porto

A inscrição é realizada por email com nome, morada e NIF para misarte@scmp.pt, especificando os Módulos pretendidos.
1 Módulo 25 €
Bloco de 4 Módulos (10 % desconto) 90 €
Em caso de dúvida, contactar 220 906 961

A inscrição apenas está garantida após o pagamento.
Em cada sessão, o MMIPO oferece publicações editadas pela Misericórdia do Porto. Pedimos que informem por email quais as publicações que já possuem, para evitar repetições. Aconselhamos a trazerem sacos para as transportar.
Cada participante terá uma folha de ouro de 22 quilates e outra de ouro falso, bem como uma superfície em madeira e restantes produtos e utensílios necessários.
Caso pretendam comprar materiais e utensílios da técnica de douramento, a loja Ponto das Artes, na rua de Santa Catarina 125, no Porto, fará 10 % de desconto com o comprovativo de inscrição neste workshop.
Agenda
Ver mais eventos
Visitas
67,708,988