Formação
Workshop Flores na Natureza Morta
Workshops de experimentação do desenho e pintura de flores na Natureza Morta, inspirados na simbologia das cores e riqueza da arte asiática. Cada sessão foca uma cor e uma técnica diferentes: o azul, com pastel a óleo; o vermelho, com tinta-da-China; e o preto, com carvão e monoprint.
7 Mai a 28 Mai 2022
Um ciclo de workshops de experimentação do desenho e pintura de flores na Natureza Morta, onde vamos mergulhar na riqueza da arte e simbologia das cores.
Durante três sessões, que funcionam em formato independente, vamos observar os elementos, as formas e a relação e movimento entre eles.
Cada encontro será dedicado a uma cor e ao desenvolvimento de uma técnica diferente: o Azul, com pastel a óleo; o Vermelho, com a tinta-da-China; e o Preto, com o carvão e o monoprint.
Durante 1h30 iremos apresentar várias composições de elementos de Natureza Morta, evoluindo das mais simples até às mais complexas, e mostrar inspirações da arte e artesanato.
Cada participante será guiado para realizar um conjunto de curtos exercícios de desenho que se vão prolongando (de 45 segundos até um máximo de 15 minutos) e onde olhamos e desenhamos cada vez com mais detalhe.
O objetivo deste workshop prende-se com um estímulo criativo onde cada participante se distancia do perfecionismo e descobre que pode tratar o desenho de maneira mais leve e intuitiva.
AZUL E O PASTEL A ÓLEO
7 de maio
- O AZUL é considerado como uma cor imaterial, que representa tanto a expansão do céu como as profundezas do mar.
- O pigmento azul, obtido da pedra lápis-lazúli, era a cor mais cara na história da arte.
- Na China, o azul-Cobalto ganhou uma importância particular durante a dinastia Tang (618-907) e veio a ser a assinatura presente na cerâmica do Oriente. Séculos depois, esta cor chegou a Portugal e, através dos azulejos, tornou-se um elemento importante na expressão artística nacional.
VERMELHO E A TINTA-DA-CHINA
14 de maio
- O VERMELHO foi a primeira cor a estar nomeada, depois do branco e preto, e a primeira a ser utilizada na arte pré-histórica e na decoração.
- De todas as cores, é a que detém o significado mais eclético e, simultaneamente, contraditório.
- A simbologia da cor mudou ao longo dos séculos e através dos territórios geográficos. O vermelho está associado ao sangue, ao sacrifício, à coragem, revolução, poder e guerra, mas também à fertilidade, energia, boa sorte, felicidade e amor.
PRETO E O CARVÃO E O MONOPRINT
28 de maio
- O PRETO não é tanto uma cor, mas representa uma mistura de todas as cores que absorve totalmente a luz.
- Comumente é considerada a cor mais triste e negativa, mas na história, a longo dos séculos, o preto nem sempre foi assim tão negro.
- A cor já foi associada à fertilidade, dignidade, elegância, força e autoridade.
- Riscas pretas desenhadas numa folha branca são tão complementares como o Yin e Yang na filosofia chinesa.
Em caso de desistência:
Haverá lugar ao reembolso do valor total da inscrição quando a desistência for comunicada até 8 dias úteis antes da atividade. Depois dessa data, o reembolso só poderá ser considerado se o lugar for preenchido ou em situações de doença, acidente, ou outros imponderáveis de força maior, devidamente comprovados.
Caso a atividade não se realize por falta de participantes, ou por outro motivo, o valor da inscrição será devolvido na sua totalidade.
Para mais informações contactar cursos.conferencias@foriente.pt
Joana Teixeira - formada em Economia e Gestão, é apaixonada pelo que é manual. Focada nos detalhes de tudo, vai buscar inspiração na natureza, nas flores, na comida e na arte, transportando-os para o seu dia-a-dia e para todos os seus projetos.
Sábados | 7, 14 e 28 maio
HORAS 10.30 às 12.00
PARTICIPANTES Mín. 5, máx. 15
PREÇO
€25 cada workshop
€65 preço conjunto (3 workshops)
(todos os materiais incluídos)
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