"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Exposições

Sub_Bar - um parque infantil para sub frequências e arte táctil

Sub_Bar é um projeto num espaço que convida todos a experimentar a música da mesma forma. O evento consistirá em instalações sonoras, concertos ao vivo, sessões de improvisação, bem como uma oficina de produção musical. Através de uma variedade de subwoofers e controlos tácteis que instalamos no espaço, cria-se uma experiência imersiva que consiste principalmente em sentir ou experimentar música em vez de a ouvir - uma forma que activa a nossa pele e o nosso corpo.

26 Mai a 27 Mai 2022

Utero
Rua da Bempostinha 64, 1150-099 Lisboa

Iniciativa: Eufonia

Com Sub_Bar, a Eufonia lança uma série pioneira de eventos explorando a música, as sub frequências e o sentido táctil.

O nosso sentido de "toque", ignorado pelas práticas composicionais, é o lar das nossas memórias mais profundas e reações mais instintivas, falando uma linguagem de dor e prazer, traumas e conforto, Verão e Inverno. O que acontece quando o estimulamos com música? Convidamos artistas auditivos, deficientes auditivos e surdos a criar obras originais utilizando apenas sub frequências, mais especificamente, frequências entre 30hz e 150hz: as suas composições serão tocadas através de um poderoso sistema de subwoofer, transformando o U. TE. RO numa sala de pressão musical, para uma experiência auditiva única que activa todo o corpo.

O peso pesado da música electrónica, Byetone, fundador do renomado selo Raster Noton, Deaf Rave mastermind dj Troi Lee, e a especialista em sub frequências Stefanie Egedy, juntamente com outros artistas internacionais diversos vindos do som e do silêncio, são responsáveis pela composição destas obras únicas do SubWoofer. Também fizemos equipa com Zabra, uma das plataformas artísticas mais inovadoras e visionárias de Lisboa, e convidámos os talentosos, sempre surpreendentes Carincur e João Pedro Fonseca a criar uma instalação performativa original. Estes espectáculos serão apoiados por uma performance ao vivo de Cigarra, uma referência musical na cena musical local e um artista multifacetado, compositor e dj, e por "Blink Time", uma performance sobre o tempo, massa e comunicação do residente do Sub_Bar e fundador da Eufonia, Atelier Francesco. Também acolheremos uma instalação reactiva de Julia Karnas, transformando o movimento das mãos em vibrações, e uma obra de arte táctil da ecléctica maysa,, criativa em ascensão de Lisboa, levando a arte táctil um passo à frente.

Mas o Sub_Bar não é apenas arte: é também investigação e educação. Vamos organizar um workshop sobre como criar música usando sub frequências, e três palestras vindas do prof. Antonio Duarte, M. Psych. PhD, professor de Psicologia na Ulisboa especializado em psicologia da arte; Kornelia Bloch, investigadora multissensorial da Universidade SWPS em Varsóvia, e Tony Weaver, actor e director surdo por detrás de projectos europeus como "Beyond Signs". Todas as palestras na Sub_Bar são traduzidas para a língua gestual portuguesa - e vice-versa.

Sub_Bar é uma visão dedicada às sub-frequências, um espaço que convida todos a conhecer, interagir e experimentar música de uma forma inovadora, inclusiva e imersiva.

| | Sub Works | |
Byetone (Raster Media, DE)
Myles de Bastion (Cymaspace, US)
Stefanie Egedy (Coisas Que Matam, BR)
Grischa Lichtenberger (Raster Media, DE)
Troi Lee (Deaf Rave, UK)
Christian Duka (Amoenus, UK)
John Kameel Farah (Neue Meister, CA)
Martine Nicole-Rojina (Mpathy Studio, DE)

| | Performances | |
“No more questions about endlessness” by Carincur & João Pedro Fonseca (Zabra)
“Blink Time” by Atelier Francesco (Cocoon)
Cigarra LIVE

| | Instalações | |
Julia Karna

| | Arte Tácteis| |
maysa

| | Talks | |
"Música, compositores e inspiração" pelo Prof. Antonio Duarte, M. Psych. PhD. (Português e LGP)
"Touching up haptics" por Kornelia Bloch (Inglês e LGP)
"Deaf Identity and artistic creation" por Tony Weaver (LGP e Português)
Workshop: Composição musical para sub frequências usando Ableton Live (Português e LGP)

Preço de entrada:
50x Bilhete Pré-Venda Thu 26th: 3 euros (depois: 5 euros)
50x Bilhete Pré-Venda Sex 27º: 5 euros (depois: 7 euros)

Sub_Bar é gentilmente apoiado por Musikfonds, Dgartes, e Ableton

LINE UP / Programação

26th
27th
Sub Room
19:00 / 19:45 - Workshop: Music Composition for Subfrequencies using Ableton Live
19:45 / 23:00 - Subworks

Buffer Room
20:20 / 20:40 - “Music, composers and inspiration” by Prof. Antonio Duarte, M. Psych. PhD
20:40 / 21:00 - “Touching up haptics” by Kornelia Bloch
21:00 / 21:20 - “Deaf Identity and Artistic creation” by Tony Weaver

Sub Room
19:00 / 20:00 - “16hz” by Byetone
20:00 / 20:30 - Atelier Francesco presents “Blink Time”
20:40 / 21:10 - Cigarra LIVE
21:20 / 23:00 Carincur & Joao Pedro Fonseca present “No more questions about endlessness”

Sobre Eufonia.io:
A Eufonia é uma plataforma interdisciplinar que explora a relação entre arte, ciência e cultura através do meio do som. Acreditamos que a curiosidade, a criatividade e o diálogo são necessários para o desenvolvimento artístico, científico e social. Exploramos a utilização do som em vários aspectos da vida quotidiana e criamos oportunidades únicas e envolventes para que as pessoas se encontrem. Ao fazê-lo, somos motivados pela beleza da partilha de conhecimentos através das fronteiras geográficas, académicas e culturais.
Siga-nos em IG @subbar.eufonia e @eufonia.festival
https://eufonia.io

[SOBRE O EVENTO]
Sub_Bar no Eventbrite
Sub_Bar no Facebook
Local: Utero
Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

Ganhe convites para a antestreia do filme "A ARCA DE NOÉ - A AVENTURA"

Em parceria com a Films4You, oferecemos Convites Família (3 bilhetes por convite) para a antestreia do filme de animação "A Arca de Noé - A Aventura". Uma abordagem divertida a uma das histórias mais icónicas e conhecidas de sempre, com humor e personagens adoráveis à mistura! 

Passatempo

"A GRANDE VIAGEM 2: ENTREGA ESPECIAL"

Em parceria com a PRIS Audiovisuais, oferecemos convites duplos para as antestreias agendadas para 21 de abril (domingo) às 11h00, em Gaia e Lisboa. Findo o passatempo, anunciamos aqui os nomes dos vencedores apurados!

Passatempo

Ganhe convites duplos para o ciclo de cinema da ANIMar 19

Em parceria com a Solar - Galeria de Arte Cinemática, oferecemos convites duplos para as próximas sessões de cinema da ANIMar 19 no Teatro Municipal de Vila do Conde, onde serão exibidos os filmes "Pesca do Bacalhau", "Å Seile Sin Egen SJØ (Vida Costeira)", "A Extraordinária Aventura do Zéca" e "Até Amanhã, Mário".Findo o passatempo, anunciamos aqui os nomes dos vencedores!

Visitas
90,904,681