"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Outras

Ópera, cinema português, Shakespeare… a cultura não para no Cineteatro Louletano em maio

Maio vai ser um mês de grandes espetáculos em Loulé, numa sala que já é reconhecida a nível nacional pela sua programação de qualidade.

1 Mai a 31 Mai 2022

Cineteatro Louletano
R. Dr. Frutuoso da Silva, 8100-501 Loulé


TEATRO

O mês começa com a estreia a sul da peça do Teatro Nacional D. Maria II “Catarina e a Beleza de Matar Fascistas”, de Tiago Rodrigues, trabalho que esteve em Roma em abril. Peça com Audiodescrição e Língua Gestual Portuguesa e com um elenco de luxo, que agora chega a Loulé, dia 7 de maio às 21h00.

Pela Associação Folha de Medronho, sedeada em Loulé, sobe ao palco dia 15 às 17h00 “Adágio para Três Irmãs”. É um retrato que nos leva ao passado da sociedade russa, mais precisamente ao pré-revolução de 1917, que viria a instaurar o comunismo na URSS. Para ver no Solar da Música Nova.

Numa altura em que é cada vez mais difícil interpretar a(s) sociedade(s), surge “Fake”, pela Formiga Atómica, a 20 de maio. Uma peça que nos fala sobre as “fake news” (notícias falsas) e a dificuldade de destrinçar a verdade da mentira, explorando as tensões entre informação e desinformação. A peça é o culminar de uma semana dedicada ao tema, que arranca a 17, com oficinas, documentários e uma conferência.

A 22, outra peça de teatro integrada no Central Artes, projeto que envolve Loulé, Faro, Albufeira, Tavira, Olhão e Lagos. Trata-se de “Agentes Internos”, um jogo de perguntas com respostas improvisadas, a partir da experiência de vida de cada participante e com enfoque nas questões da sustentabilidade e alterações climáticas.

A fechar o mês na área do Teatro, mas com uma forte componente de dança, “Hamlet, L’ Ange du Bizarre”, pela Companhia Útero. Peça que sobe ao palco a 28, pelas 21h00, assinalando os 25 anos da estrutura. Este Hamlet reescreve Shakespeare, retratando um autor caminhando só, em busca de si mesmo e da razão de existir.

MÚSICA

Na música, maio traz ao Cineteatro Louletano pop, rock, ópera, música clássica e música eletrónica… para bebés.

A 8 de maio, um nome que dispensa apresentações: Pedro Abrunhosa, com um concerto a solo que promete encher a sala, no seu regresso à estrada e aos grandes palcos.

A 13 de maio, uma ópera ou performance operática. “Cinco Formas de Morrer de Amor”, que inclui Audiodescrição (para pessoas com deficiência visual), traz-nos a soprano Catarina Molder com um quarteto de cordas, num espetáculo que integra – imagine-se – a música pop dos Clã e que pretende colocar a ópera ao alcance de todos os públicos.

A 15 de maio, o terceiro – e último – concerto Promenade desta temporada, pela Orquestra Clássica do Sul. Desta vez, a OCS apresenta “Strauss, de Viena para o Mundo”, trocando por miúdos as valsas do compositor austríaco Johann Strauss II (25 out. 1825 – 3 jun. 1899).

A 21 de maio, às 16h00, um concerto único, a assinalar os 146 anos da Sociedade Filarmónica Artistas de Minerva. Com quase século e meio de existência ininterrupta, esta filarmónica fundada a 21 de maio de 1876 já “viveu” em três séculos diferentes!

E no mesmo dia, mas no Auditório do Solar da Música Nova às 18h00, concerto de música clássica pelos alunos do Conservatório de Música de Loulé – Francisco Rosado. Trata-se dos concertos “Crescendo”, eventos que acontecem no Solar da Música Nova aos terceiros domingos de cada mês.

De seguida, a 22, um concerto muito especial, para bebés e respetivos pais. “Eletrónica sem tempo” é apresentado por Carlos Caires, compositor e professor na Escola Superior de Música de Lisboa. Conhecido pelos trabalhos para orquestra e música de câmara contemplando a utilização de gravações magnéticas ou o uso de música eletrónica, Carlos Caires propõe-se juntar as memórias do passado com as “memórias do futuro”, para um programa musical dedicado aos mais ousados.

A fechar a música, a 29 de maio, uma voz muito especial que vem do Brasil. Bia Ferreira, feminista e ativista dos direitos LGBTQI+, tem um estilo que define como MMP – Música de Mulher Preta. O concerto, no Cineteatro Louletano, serve de apresentação ao Festival MED ’22, evento que entra na 18ª edição e que vai proporcionar 90 horas de música em 66 concertos espalhados por 12 palcos, com 330 músicos de 21 nacionalidades diferentes.

CINEMA

Por fim, mas não menos importante, a 7ª arte. Para além dos documentários inseridos na “Fake Week” (“The Act of Killing”, 18 maio 21h00 e “Jogo de Cena”, 19 maio 21h00, no Solar da Música Nova), maio traz-nos uma estreia relacionada com… abril, mais concretamente com o 25 de abril de 1974.

Recorrendo ao novo projetor DCP de alta definição, com sistema Dolby Surround, o Cineteatro Louletano exibe “Salgueiro Maia – O Implicado”, filme português do realizador Sérgio Graciano e argumento de João Matos. O filme, que está patente nas salas de cinema terá uma exibição em Loulé, no dia 9 de maio às 21h00. Com um bónus: no final, o público pode conversar com o realizador, mas também com António Sousa Duarte, autor da biografia do Capitão de Abril.

No dia seguinte, a 10 de maio, pelas 21h00, no Auditório do Solar da Música Nova, o filme francês do mês, com “Les Éblouis”, de Sarah Suco. Cinema que fala sobre a infância, a família, a religião e a liberdade, em mais uma sessão deste ciclo mensal organizado pela Alliance Française, com o apoio do Cineteatro Louletano.

MEDIAÇÃO

Como já vem sendo habitual, a intervenção do Cineteatro não se resume apenas aos espetáculos, incluindo várias iniciativas na área da Mediação, em contacto com públicos específicos nomeadamente (mas não só) com as escolas.

Será o caso, na área da Dança, da residência “Memorial do Convento – Do Movimento do Texto ao Corpo em Narrativa”, de 2 a 6 de maio, na EB 2/3 da escola D. Dinis em Quarteira, com turmas do 7º ano. Trata-se de uma parceria inédita com o Plano Nacional das Artes, em que o Cineteatro “adotou” a EB 2/3 D. Dinis em Quarteira.  A residência culmina com uma apresentação na escola, para pais e professores.

Para quem gosta de teatro, entre 17 e 21 de maio, oportunidade de intervir e de participar numa verdadeira peça de teatro. Ao todo, serão selecionados 10 “agentes” para a peça “Agentes Internos”, que poderão participar num Workshop de teatro e ser parte integrante da peça, promovida pela casaBranca e pelo projeto Central Artes.

Também na área do Teatro, dentro da “Fake Week”, destaque para oficinas nas escolas, por Frederico Batista. Sessões entre 17 e 19 de maio em que os alunos terão de tentar destrinçar o que é verdadeiro ou falso, num olhar particular sobre as redes sociais.

A 19 de maio, às 18h00, no Cineteatro Louletano, recomenda-se a Conferência “Falsas Conferências, Verdadeiras Conversas”, com a moderação da argumentista Inês Barahona”, num diálogo entre diferentes perspetivas acerca do verdadeiro e do falso nas áreas de Ciência e Jornalismo.

E por fim, a 25, workshop em Loulé sobre “Hamlet, L’ Ange du Bizarre”, peça que mistura teatro e dança da Companhia Útero, com o diretor da companhia, Miguel Moreira. Esta peça terá também uma sessão especial para escolas, no dia 27 de maio.

Com uma programação de referência (que pode consultar no site e no Facebook do Cineteatro), o CTL está credenciado pela Rede de Teatros e Cineteatros Portugueses, integrando ainda a Rede de Teatros com Programação Acessível, proporcionando espetáculos com interpretação de Língua Gestual Portuguesa para S/surdos e outros com Audiodescrição, para pessoas cegas ou com deficiência visual.

O CTL é uma estrutura cultural no domínio das artes performativas da Câmara Municipal de Loulé, e é também um dos promotores da Rede Azul – Rede de Teatros do Algarve e da Rede 5 Sentidos.

Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

Ganhe convites para a antestreia do filme "A ARCA DE NOÉ - A AVENTURA"

Em parceria com a Films4You, oferecemos Convites Família (3 bilhetes por convite) para a antestreia do filme de animação "A Arca de Noé - A Aventura". Uma abordagem divertida a uma das histórias mais icónicas e conhecidas de sempre, com humor e personagens adoráveis à mistura! 

Passatempo

"A GRANDE VIAGEM 2: ENTREGA ESPECIAL"

Em parceria com a PRIS Audiovisuais, oferecemos convites duplos para as antestreias agendadas para 21 de abril (domingo) às 11h00, em Gaia e Lisboa. Findo o passatempo, anunciamos aqui os nomes dos vencedores apurados!

Passatempo

Ganhe convites duplos para o ciclo de cinema da ANIMar 19

Em parceria com a Solar - Galeria de Arte Cinemática, oferecemos convites duplos para as próximas sessões de cinema da ANIMar 19 no Teatro Municipal de Vila do Conde, onde serão exibidos os filmes "Pesca do Bacalhau", "Å Seile Sin Egen SJØ (Vida Costeira)", "A Extraordinária Aventura do Zéca" e "Até Amanhã, Mário". Findo o passatempo, anunciamos aqui os nomes dos vencedores!

Visitas
90,932,662