"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Conferências

«Mar - Pesca e Lazer»

Conferência integrada no evento IV Nazaré Marés de Maio 2022.

28 Mai 2022  |  15h00

Auditório da empresa LUIS SILVÉRIO & FILHOS em Valado dos Frades
ALE de Valado dos Frades
Preço
Entrada livre

Numa altura em que se fala de biodiversidade, o problema do lixo marinho, da falta de peixe, dos plásticos e microplásticos nos mares e rios, vamos conferenciar tomando em conta as seguintes definições: MAR é o sistema interconectado de águas dos oceanos, considerado um oceano global, que modera o clima da Terra e desempenha importante papel nos ciclos hídrico, do carbono e do nitrogénio. PESCA é a extração de organismos aquáticos, do meio onde se desenvolveram para diversos fins, alimentação, a recreação, a ornamentação, ou para fins comestíveis industriais, incluindo o fabrico de rações para o alimento de animais em criação e a produção de substâncias com interesse para a saúde - como o "famoso" óleo de fígado de peixe. LAZER é o tempo livre de que dispõe uma pessoa. Trata-se dos momentos em que não se trabalha ou, pelo menos, não de forma obrigatória e que o dedica à pesca desportiva. SOBREPESCA ou pesca predatória, em ciências pesqueiras, pode ser entendida como uma atividade pesqueira executada de forma desenfreada, ou seja, é a pesca excessiva e insustentável praticada pela ação humana. A PESCA ILEGAL, NÂO DECLARADA ou NÃO REGULAMENTADA que tem data de celebração a 5 de Junho (coincidente com o Dia Mundial do Ambiente) reforça a mensagem de que os esforços internacionais para garantir a sustentabilidade da pesca regular vêm sendo seriamente minados. A observação foi proclamada em 2017 em resolução da Assembleia Geral. O documento também declara 2022 como o Ano Internacional da Pesca Artesanal e da Aquicultura.

O painel de oradores será constituído por:

• Sérgio Faias
Presidente do Conselho de Administração da Docapesca

• Zeferino Henriques
Capitão-de-Fragata da Marinha Portuguesa
Comandante da Capitania do Porto da Nazaré

• João Paulo Delgado
Presidente do Conselho de Administração da Mútua dos Pescadores, CRL

• Pedro Figueira
Técnico Superior da For-Mar - Pólo da Nazaré

• Isabel Duarte
Bióloga Marinha na Nazaré Onda_Wave

e outras entidades a confirmar em breve
Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

Ganhe convites para a antestreia do filme "A ARCA DE NOÉ - A AVENTURA"

Em parceria com a Films4You, oferecemos Convites Família (3 bilhetes por convite) para a antestreia do filme de animação "A Arca de Noé - A Aventura". Uma abordagem divertida a uma das histórias mais icónicas e conhecidas de sempre, com humor e personagens adoráveis à mistura! Findo o passatempo, anunciamos aqui os nomes dos vencedores!

Visitas
91,147,516