"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Exposições

«Maria do Mar - Cápsula do Tempo - A Nazaré Hoje»

Exposição integrada no evento IV Nazaré Marés de Maio 2022.

7 Mai a 31 Mai 2022

Teatro Chaby Pinheiro (Sitio da Nazaré) junto ao Santuário
Sitio da Nazaré
Preço
Entrada livre

Esta exposição fotográfica é realizada pelos membros do «CLUBE DE FOTOGRAFIA DA NAZARÉ» e tem como «veia» inspiradora o filme «Maria do Mar», de Leitão de Barros.

«Maria do Mar» é um filme mudo dos anos 30 que se baseou num documentário feito anos antes por Alves Ribeiro sobre a Nazaré, estreado a 20 de Maio de 1930, sendo considerada a primeira docuficção e também a primeira etnoficção do cinema português, a segunda mundial depois de Moana (1926), de Robert Flaherty.

Como sabem a etnografia é o estudo descritivo da cultura dos povos, sua língua, raça, religião, hábitos etc., como também das manifestações materiais de suas atividades. É a ciência das etnias. Do grego ethos (cultura) + graphe (escrita).

A etnografia estuda e revela os costumes, as crenças e as tradições de uma sociedade, que são transmitidas de geração em geração e que permitem a continuidade de uma determinada cultura ou de um sistema social.

É sobre estas crenças, costumes, tradições, etc. que foram - e são - transmitidas de geração em geração que cada um dos membros do Clube baseia a sua exposição.
Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

Ganhe convites para a antestreia do filme "A ARCA DE NOÉ - A AVENTURA"

Em parceria com a Films4You, oferecemos Convites Família (3 bilhetes por convite) para a antestreia do filme de animação "A Arca de Noé - A Aventura". Uma abordagem divertida a uma das histórias mais icónicas e conhecidas de sempre, com humor e personagens adoráveis à mistura! Findo o passatempo, anunciamos aqui os nomes dos vencedores!

Visitas
91,144,244