"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Literatura

Receituário do início séc. XIX por Ana Marques Pereira na Covilhã

O Município da Covilhã apresenta no dia 27 de maio de 2022 no Salão Nobre dos Paços do Concelho, o livro “Cadernos do Dominguizo: Receituário da família Leal Castello Branco, início do século XIX”, de Ana Marques Pereira.

27 Mai   |  18h00

Salão Nobre da Câmara da Covilhã
Praça do Municipio
Covilhã
Preço
Entrada livre

Trata-se de um estudo e transcrição de cadernos manuscritos da Casa do Espírito Santo, no Dominguizo, onde viveram vários elementos da família Leal Castello-Branco, nomeadamente a Viscondessa do Dominguizo. O conteúdo dos manuscritos revela mais de 200 receitas de culinária que documentam uma realidade local à época, bem como a riqueza e cosmopolitismo desta família nobre da Beira Baixa.

Ana Marques Pereira é médica e investigadora em História da Alimentação com vários livros publicados: Mesa Real; Cozinhas. Espaço e Arquitectura; A manteiga em Portugal; Receitas e Truques para Doentes Oncológicos; Licores de Portugal (1889-1980); Ginjinha Portuguesa; Do comer e do falar… (Prémio da Academia de Gastronomia Portuguesa em 2016) e Vestir a Mesa (Menção Honrosa em Portugal Cookbook Fair de 2019). Colaborou nos livros Bragança Marca a História e Mesa dos Reis de Portugal. Responsável pelo blogue Garfadas online.

A cerimónia terá início pelas 18horas e contará com a apresentação do escritor Manuel da Silva Ramos.
Agenda
Ver mais eventos
Visitas
67,709,597