"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Música

O jazz mais palpitante da atualidade regressa à Fundação Gulbenkian

De 30 de julho a 7 de agosto, o festival Jazz em Agosto apresenta um cartaz com um forte contingente norte-americano, oriundo de Chicago e Nova Iorque, a que se junta o mais criativo jazz produzido em Lisboa.

30 Jul a 7 Ago 2022

Fundação Calouste Gulbenkian
Av. de Berna, 45A, 1067-001 Lisboa

Sob a chancela da editora International Anthem, a atual grande referência do jazz mais vanguardista de Chicago, apresenta-se o Irreversible Entanglements, um coletivo focado na liberdade e na justiça social; o projeto da flautista Nicole Mitchell e da poeta, música e ativista Moor Mother; o supergrupo Rob Mazurek Exploding Star Orchestra, que reúne excecionais músicos ligados às novas correntes do jazz; o duo Jaimie Branch e Jason Nazary e ainda o projeto NOW, de Damon Locks, nome incontornável da cena de Chicago, com os seus Black Monument Ensemble, onde se destaca igualmente a clarinetista Angel Bat Dawid.
 
De Nova Iorque, chega-nos o projeto Seven Storey Mountain VI do trompetista Nate Wooley, um espetáculo singular, próximo da música litúrgica e inspirado na autobiografia do monge e escritor Thomas Merton; os guitarristas Tashi Dorji e Ava Mendoza a solo; o baterista Chris Corsano e o guitarrista Bill Orcutt; o Borderlands Trio, com Stephen Crump (contrabaixo), Kris Davis (piano) e Eric McPherson (bateria) e uma inesperada aliança entre fagote e piano com Sara Schoenbeck e Matt Mitchell.
 
A representação de Nova Iorque encerra com outro nome que é praticamente sinónimo da cidade que habita: o compulsivo e genial criador John Zorn regressa ao Jazz em Agosto com o New Masada Quartet, contando com o seu baterista de longa data Kenny Wollesen, o baixista Jorge Roeder e o impressionante guitarrista Julian Lage.
 
Fazendo ainda uma curta escala em Londres, chega-nos o colectivo ???? [ahmed] de Pat ThomasJoel GripAntonin Gerbal e Seymour Wright, quarteto londrino que recupera a obra de Ahmed Abdul-Malik num concerto de free jazz altamente original.
 
A representação nacional estará a cargo dos Turquoise Dream, quarteto com o violinista Carlos “Zíngaro”, a pianista Marta Warelis, a violoncelista Helena Espvall e o guitarrista Marcelo dos Reis; dos Voltaic Trio, com Luís Guerreiro, Jorge Nuno e João Valinho numa improvisação sem barreiras; e do duo constituído pelo percussionista Pedro Carneiro e o pianista Rodrigo Pinheiro, que apresentam o seu projeto Kinetic Études.
 
Marca também presença nesta edição do Jazz em Agosto, o octeto João Lencastre’s Communion, que reúne nomes de vulto da cena jazzística nacional como Albert Cirera, Ricardo Toscano, Benny Lackner, André Fernandes, Pedro Branco, João Hasselberg e Nelson Cascais.

>> Mais informações
Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

Ganhe convites para a antestreia do filme "A ARCA DE NOÉ - A AVENTURA"

Em parceria com a Films4You, oferecemos Convites Família (3 bilhetes por convite) para a antestreia do filme de animação "A Arca de Noé - A Aventura". Uma abordagem divertida a uma das histórias mais icónicas e conhecidas de sempre, com humor e personagens adoráveis à mistura! Findo o passatempo, anunciamos aqui os nomes dos vencedores!

Visitas
91,192,740