"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Conferências

Human Entities 2022: Bram Büscher

Human Entities 2022: a cultura na era da inteligência artificial

18 Mai 2022  |  13h30

Palácio Sinel de Cordes
Campo de Santa Clara, 142-145, 1100-458 Lisboa
Preço
Entrada livre

6ª edição
Entrada livre, mediante registo aqui

#NatureTruthPower: Política ambiental na era da pós-verdade e das plataformas digitais

Bram Büscher
Professor e Diretor do grupo de investigação Sociologia do Desenvolvimento e Mudança na Universidade de Wageningen

Como é que devemos partilhar a verdade acerca da crise ambiental? Num momento em que até os factos mais básicos sobre ecologia e clima são contestados e desprezados, os defensores do meio ambiente encontram-se num impasse. Alguns viraram-se para as redes sociais e para as tecnologias digitais para mudar a corrente. E se esta estratégia não for apenas ineficaz, como também perigosa?

Nesta apresentação, Bram Büscher mostra como a ação ambiental é transformada através da economia política das plataformas digitais e dos feeds algorítmicos que têm sido cruciais para o surgimento da política da pós-verdade. Baseando-se numa nova compreensão da pós-verdade como uma expressão de poder sob o capitalismo de plataforma, Büscher mostra como os agentes ambientais são mediadores entre as formas estruturais de poder de plataforma e a contingência das questões ambientais em lugares específicos. Central para a compreensão dessa mediação é a reconfiguração das relações entre natureza, verdade e poder no século XXI. Tudo isto resulta na necessidade de uma política ambiental que renove radicalmente a arte de dizer a verdade ao poder.

Bram Büscher é Professor e Diretor do Grupo de Sociologia do Desenvolvimento e Mudança na Universidade de Wageningen e Professor Convidado do Departamento de Geografia, Gestão Ambiental e Estudos de Energia da Universidade de Joanesburgo.

O seu trabalho de investigação e a sua escrita debruçam-se sobre economia política do ambiente, com enfoque na biodiversidade, conservação, novos media, digitalização e violência. Desenvolveu o conceito de Natureza 2.0, que se foca na economia política dos novos media e nas suas implicações para a participação na conservação da natureza.

Büscher é autor dos livros Transforming the Frontier: Peace Parks and the Politics of Neoliberal Conservation in Southern Africa (2013), co-autor, com Robert Fletcher, de The Conservation Revolution: Radical Ideas for Saving Nature Beyond the Anthropocene (2020) e The Truth About Nature: Environmentalism in the Era of Post-Truth Politics and Platform Capitalism (2021).

https://brambuscher.com
https://www.ucpress.edu/book/9780520371453/the-truth-about-nature
https://twitter.com/brambuscher

A conversa será em língua inglesa e seguida de uma sessão de Q&A.

Registo

Integrado no evento Human Entities 2022: a cultura na era da inteligência artificial 6ª edição
Programa de conversas Maio – Junho 2022
Ver programa completo AQUI
Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

Ganhe convites para a antestreia do filme "A ARCA DE NOÉ - A AVENTURA"

Em parceria com a Films4You, oferecemos Convites Família (3 bilhetes por convite) para a antestreia do filme de animação "A Arca de Noé - A Aventura". Uma abordagem divertida a uma das histórias mais icónicas e conhecidas de sempre, com humor e personagens adoráveis à mistura! Findo o passatempo, anunciamos aqui os nomes dos vencedores!

Visitas
91,209,333