"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Literatura

Lançamento do Jogo do Gráfico do Gesto

Jogo Gráfico do Gesto é um jogo, da autoria de Aldara Bizarro, que nos desafia a pensar nos gestos que fazemos todos os dias. Porque os fazemos, como se organizam, o que significam, e qual o impacto que provocam nos outros e em nós próprios.

28 Mai   |  16h00

São Luiz Teatro Municipal
Rua António Maria Cardoso, 38, 1200-027 Lisboa

Jogado em equipas, que têm de adivinhar um gesto tirado de um baralho, o jogo vem acompanhado de um livro com entrevistas realizadas a uma série de artistas, brinconautas, professores e cientistas que trabalham as questões do corpo, do movimento, do brincar e do pensar. O livro contém ainda uma proposta coreográfica para se dançar os gestos jogados.

A ilustração é da artista Madalena Matoso e os textos da encenadora e dramaturga, Maria Gil, a distribuição, do Planeta Tangerina.

“Fazemos gestos a toda a hora, às vezes para substituir palavras, outras vezes por hábito, muitas vezes fazemos gestos sem pensar, às vezes os gestos saem como esbracejares, sem graça nem elegância, outras vezes são pensados como uma peça de xadrez que se move depois de muito tacitamente se matutar, mas o que há dentro de um gesto? Movimento? Emoção? Ideias? Impulso? Dança? Será que o gesto que é feito por nós é mesmo nosso ou é uma mistura da nossa herança genética e do meio onde nascemos e crescemos? E haverá um repertório de gestos comuns, que são entendidos em todos os lugares do mundo – como uma língua franca – e outros, que escondem segredos e histórias que precisaram de chegar até nós em forma de gesto para não se perderem – como um antigo código secreto. E qual foi o gesto mais belo que viste fazer?”

Duração 3h
Sala Bernardo Sassetti

Entrada livre sujeita à lotação da sala.
Bilhetes disponíveis no próprio dia na bilheteira do Teatro a partir das 15h.
Agenda
Ver mais eventos
Visitas
67,740,752