"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Cinema e Vídeo

O cinema experimental de Ernie Gehr

Ernie Gehr, um dos grandes autores do cinema de avant-garde norte-americano estará na Cinemateca entre 24 e 31 de maio para apresentar um conjunto de filmes que realizou entre o final dos anos 1960 e o presente.

24 Mai a 31 Mai 2022

Cinemateca Portuguesa - Museu do Cinema
Rua Barata Salgueiro, 39, 1269-059 Lisboa


Um dos mais completos programas dedicados à sua obra fora dos Estados Unidos, que envolve 31 filmes organizados em sete sessões e que inclui ainda uma conversa com o cineasta/artista em que se discutirá mais aprofundadamente a sua obra (dia 28, às 19h).

Da mesma geração que Michael Snow e muito influenciado por uma sessão de filmes de Stan Brakhage, a que assistiu em 1966 e que esteve na origem da sua vontade de fazer cinema, Gehr começa a filmar de seguida, apresentando uma obra extremamente singular. A importância da luz, das texturas, a relação entre a imagem fixa e o movimento, a exploração da dilatação da duração em filmes em grande parte mudos, em que se valoriza o que é próprio do filme em detrimento da representação, são algumas das características de um cinema que, refletindo sobre a materialidade e os primórdios desta arte, muito tem retratado a arquitetura e o quotidiano das paisagens urbanas e as suas transformações.

O programa divide-se em duas partes, uma primeira consagrada ao trabalho Gehr em película, que inclui títulos famosos como Serene Velocity, Eureka ou Side/Walk/Shuttle, e uma segunda parte votada às obras em digital, que revelam a exploração de um novo conjunto de questões e procedimentos, mas que prolongam os propósitos do trabalho anterior. Com uma única exceção, todos os filmes realizados em película serão apresentados em cópias recém restauradas pelo MoMA – Museum of Modern Art, ampliadas para 35mm. Vários dos filmes mais recentes são estreias mundiais.

>> Programa completo  

Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

Ganhe convites para a antestreia do filme "A ARCA DE NOÉ - A AVENTURA"

Em parceria com a Films4You, oferecemos Convites Família (3 bilhetes por convite) para a antestreia do filme de animação "A Arca de Noé - A Aventura". Uma abordagem divertida a uma das histórias mais icónicas e conhecidas de sempre, com humor e personagens adoráveis à mistura! 

Passatempo

"A GRANDE VIAGEM 2: ENTREGA ESPECIAL"

Em parceria com a PRIS Audiovisuais, oferecemos convites duplos para as antestreias agendadas para 21 de abril (domingo) às 11h00, em Gaia e Lisboa. Findo o passatempo, anunciamos aqui os nomes dos vencedores apurados!

Passatempo

Ganhe convites duplos para o ciclo de cinema da ANIMar 19

Em parceria com a Solar - Galeria de Arte Cinemática, oferecemos convites duplos para as próximas sessões de cinema da ANIMar 19 no Teatro Municipal de Vila do Conde, onde serão exibidos os filmes "Pesca do Bacalhau", "Å Seile Sin Egen SJØ (Vida Costeira)", "A Extraordinária Aventura do Zéca" e "Até Amanhã, Mário".Findo o passatempo, anunciamos aqui os nomes dos vencedores!

Visitas
90,904,274