"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Conferências

Palestra CCOceanos: The Ocean Decade 2022

O Centro de Comunicação dos Oceanos-CCOceanos, em parceria institucional com a UNESCO-COI, irá realizar no dia 8 de junho, Dia Mundial dos Oceanos, mais uma Palestra CCOceanos:The Ocean Decade em ação conjunta com a equipa do Âmbito Cultural do El Corte Inglés e no âmbito dos eventos paralelos da Conferência da ONU sobre os Oceanos em Lisboa.

8 Jun 2022  |  18h00

Sala de Âmbito Cultural do El Corte Inglés de Lisboa
Av. António Augusto de Aguiar, 31 - Piso 6 . 1069-413 Lisboa
Preço
Entrada livre


O Centro de Comunicação dos Oceanos-CCOceanos vem informar que continua a realizar a série especial de Palestras CCOceanos: The Ocean Decade 2022, em associação com a UNESCO-COI, reunindo oradores portugueses e dos demais países de Língua Portuguesa (via LiveStream remoto), com uma divulgação internacional nas plataformas digitais da Comissão Oceanográfica Intergovernamental da UNESCO (COI-UNESCO) e também com uma divulgação nacional pelos parceiros institucionais, inclusive o Camões-Instituto da Cooperação e da Língua, I.P.

A próxima Palestra CCOceanos: The Ocean Decade 2022 irá abordar o tema «Previsão e conservação dos oceanos e a dinâmica entre o rio Tejo e o mar» e terá lugar no dia 8 de junho – Dia Mundial dos Oceanos – às 18:00 h. (GMT), em LiveStream e presencial, na Sala de Âmbito Cultural-El Corte Inglés Lisboa, 6º piso, com o patrocínio exclusivo da marca El Corte Inglés.

Os oradores convidados são a Professora Maria José Rosado Costa – Catedrática aposentada da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa (FCUL) e investigadora no MARE – Centro de Ciências do Mar e do Ambiente; a Dra. Joana Raimundo – Bióloga Marinha e Investigadora no Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) - Divisão de Oceanografia Ambiental; e o Professor Eduardo Silva – Docente no Instituto Superior de Engenharia do Porto (ISEP) e Investigador no Instituto de Engenharia de Sistemas e Computadores, Tecnologia e Ciências (INESC TEC).

A jornalista náutica Nysse Arruda, fundadora e curadora do Centro de Comunicação dos Oceanos – CCOceanos, explica que esta série especial de palestras em Lisboa está a apresentar diversos temas relacionados à Década da Ciência Oceânica para o Desenvolvimento Sustentável (2021-2030 - The Ocean Decade), tornando Portugal num polo de comunicação e partilha de informação atualizada sobre o Oceano.

Esta série especial de palestras CCOceanos conta com o apoio da COI-UNESCO, entidade coordenadora das preparações da Década da ONU da Ciência do Oceano para o Desenvolvimento Sustentável (http://oceandecade.org) que contribuiu com a identificação e seleção de temas para as palestras e a divulgação internacional do link de LiveStream e do link da Videoteca CCOceanos Palestras no canal YouTube.

Vinicius Grunberg Lindoso, encarregado de Comunicação da COI-UNESCO, ressalta que a colaboração com o Centro de Comunicação dos Oceanos-CCOceanos através desta série especial de palestras surgiu da necessidade de aumentar o número de ações informativas sobre o oceano e sobre a The Ocean Decade perante o público português e lusófono, construindo um maior entendimento das questão que abordará a Conferência da ONU sobre o Oceanos em Lisboa entre os dias 27 de junho e 1 de julho 2022.

Além da renovada parceria institucional com o Camões Instituto da Cooperação e da Língua, I.P., o CCOceanos conta também com o apoio de entidades de alcance nacional como o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), a Casa da América Latina, a UCCLA - União das Cidades Capitais de Língua Portuguesa, o Centro Nacional de Cultura (CNC), o Instituto Hidrográfico, a Academia das Ciências de Lisboa, a WISTA Portugal e CIIMAR além do Ministério do Mar, do Ministério do Ambiente e da Câmara Municipal de Lisboa e organizações não governamentais como a Marine MegaFauna Foundation, em Moçambique, e a Onda Verde e a Liga das Mulheres pelo Oceano, no Brasil.

A Videoteca CCOceanos Palestras no canal YouTube disponibiliza os vídeos de todas as palestras realizadas desde o arranque do CCOceanos em ulho 2018.

20.ª Palestra CCOceanos:The Ocean Decade 2022
Tema: The Ocean Decade - Previsão e conservação dos oceanos e a dinâmica entre o rio Tejo e o mar.
Livestream AQUI 


Biografia

Nysse Arruda é jornalista náutica lusobrasileira (ex-colaboradora dos jornais Público, Diário de Notícias e Expresso), autora de diversos livros sobre desporto à vela internacional (Volvo Ocean Race 2011-2012, Campeonatos do Mundo da America’s Cup 2010, etc.), fundadora e curadora do Centro de Comunicação dos Oceanos – CCOceanos desde 2018 e agora em parceria institucional com a UNESCO-COI e The Ocean Decade 2021-2030.
No Brasil, foi colaboradora dos jornais Folha de S. Paulo e Estado de S. Paulo e realizou o acompanhamento jornalístico do projeto “Villares/Amyr Klink”, 1ª Invernagem solitária na Antártica, 1986-1989, sendo integrante da Expedição Polar a bordo do navio Barão de Teffé a convite da Marinha Brasileira.

Inscrições gratuitas aqui ou no Ponto de Informação no Piso 0 do El Corte Inglés Grandes Armazéns de Lisboa.

Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

Ganhe convites para a antestreia do filme "A ARCA DE NOÉ - A AVENTURA"

Em parceria com a Films4You, oferecemos Convites Família (3 bilhetes por convite) para a antestreia do filme de animação "A Arca de Noé - A Aventura". Uma abordagem divertida a uma das histórias mais icónicas e conhecidas de sempre, com humor e personagens adoráveis à mistura! Findo o passatempo, anunciamos aqui os nomes dos vencedores!

Visitas
91,193,352