"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Formação

Workshop: Álbum Azul - Leporello com Cianotipias

A cianotipia produz impressões num característico tom azul ciano. A partir de imagens de pintura chinesa do acervo do Museu do Oriente, vamos experimentar esta técnica, para depois construir um álbum em leporello (dobra em ziguezague).

25 Jun

Museu do Oriente
Avenida Brasília | Doca de Alcântara (Norte), 1350-352 Lisboa
Preço
10.00€


Leporello
 com cianotipias feitas a partir da coleção de pintura chinesa do Museu do Oriente.

A impressão fotográfica em cianotipia produz cópias num característico tom azul ciano, em papel ou tecido. O processo utiliza uma solução fotossensível composta por sais de ferro que, quando exposta a uma luz rica em raios ultravioleta, reproduz a imagem.

Este workshop visa a exploração da cianotipia a partir de imagens de pintura chinesa do acervo da coleção do Museu do Oriente.

Numa fase inicial, apresenta-se a técnica e suas potencialidades. Segue-se a experimentação individual de cada participante com fotogramas de pintura chinesa da coleção do Museu, fazendo várias impressões.

Na segunda parte do workshop constrói-se um álbum, em leporello (dobra em ziguezague), inspirado nos álbuns de pintura chinesa existentes na coleção, colocando nele as cianotipias criadas na primeira parte do workshop.

OBJETIVOS
Adquirir linguagem específica (emulsão, fotograma, negativo, raios UV…)
Conhecer os diferentes materiais, instrumentos e processos de cianotipia
Aumentar o conhecimento de pintura chinesa e álbuns chineses da coleção do Museu
Desenvolver a imaginação, criatividade, sensibilidade estética, e potencial artístico

Em caso de desistência:
Haverá lugar ao reembolso do valor total da inscrição quando a desistência for comunicada até 8 dias úteis antes da atividade. Depois dessa data, o reembolso só poderá ser considerado se o lugar for preenchido ou em situações de doença, acidente, ou outros imponderáveis de força maior, devidamente comprovados.
Caso a atividade não se realize por falta de participantes, ou por outro motivo, o valor da inscrição será devolvido na sua totalidade.
Para mais informações contactar cursos.conferencias@foriente.pt

Nic e Inês são Nicholas Carvalho (África do Sul) e Inês Almeida (Évora). Conheceram-se na Faculdade de Belas Artes da Universidade de Lisboa, onde se tornaram professores. Dedicam-se a criar e a expor os seus próprios Livros de Artista experimentais, ministrando workshops nesta área. Promovem regularmente conversas, atuações e workshops com artistas e autores proeminentes nas áreas da música, da literatura e da ilustração, num evento chamado Parlapiê. Mais recentemente publicaram livros infantis ilustrados em Portugal, no Brasil e na Índia. Em 2016 deram a volta ao mundo, numa viagem que os levou a 3 continentes em busca de inspiração. Fizeram apresentações e workshops nos EUA, Coreia do Sul, Vietname, Taiwan e Austrália.

HORAS 10.00 às 13.00 e das 14.30 às 17.30
PARTICIPANTES Mín. 6, máx. 16
PREÇO €70 (equipamentos e materiais incluídos)
COMPRAR

Entidade promotora
Fundação Oriente +
Agenda
Ver mais eventos
Visitas
67,740,837