"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Conferências

Católica e Serralves promovem debate sobre a tendência dos NFTs e as oportunidades de expansão artística

O volume das transações em mercados e coleções de arte associados a contratos inteligentes NFT (non-fungible token) ultrapassou os 40 biliões de dólares em criptomoedas no último ano, sendo que os NFTs de arte generativa são os que têm captado mais a atenção dos investidores. 

26 Mai 2022  |  17h00

Fundação de Serralves
Rua D. João de Castro, 210, 4150-417 Porto

Organizado pela Escola das Artes da Universidade Católica, em parceria com a Fundação de Serralves e a leiloeira Phillips, o Generative Art Seminar vai permitir o debate sobre esta tendência no mercado da arte através da presença de especialistas e artistas nacionais e internacionais. O evento realiza-se a 26 de maio, pelas 17h00, no Auditório da Fundação de Serralves e está aberto à comunidade.

Nuno Crespo, diretor da Escola das Artes da Universidade Católica, salienta que “os NFTs de arte generativa são os que mais têm captado a atenção dos investidores e têm sido negociados por centenas de milhares de dólares,” acrescentando “.” De realçar que “o interesse não está só no mercado, mas também já expansão do campo artístico cujas consequências e total alcance estamos ainda longe de prever e compreender,” conclui Nuno Crespo.

Mas o que é exatamente a arte generativa? Como se articula com NFTs? O que significa esta tendência para o mercado de arte? Haverá uma adoção em massa dos NFT pelo mercado, museus e curadores ou, pelo contrário, sofrerão uma rejeição a longo prazo? É a estas e a outras questões que o evento Generative Art Seminar pretende responder através da presença de um painel de peritos em arte generativa e NFTs.

Sofia Garcia, curadora e conselheira da Art Block; Monica Rizzolli, designer de superfície no estúdio Contrast e type designer na Just in Type, que lançou em 2021 duas séries de NFTs; Marcelo Rodriguez-Soria, artista e estrategista, e Benjamin Kandler, assistente de Vendas Privadas da Phillips e Coordenador de NFT, serão alguns dos convidados que marcarão presença no evento com organização da Escola das Artes da Universidade Católica no Porto, o centro de investigação CITAR e o CCD, em parceria com a Fundação de Serralves e a Phillips.

A par do seminário, no dia 25 de maio, os estudantes da Escola das Artes terão também a oportunidade de participar num workshop sobre estas temáticas com o artista Matt Deslauriers.

A entrada no Generative Art Seminar é de acesso livre e gratuita, mediante levantamento de bilhete na Fundação de Serralves.

Para mais informações consulte:
Escola das Artes - Universidade Católica Portuguesa (ucp.pt)
Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

Ganhe convites para a antestreia do filme "A ARCA DE NOÉ - A AVENTURA"

Em parceria com a Films4You, oferecemos Convites Família (3 bilhetes por convite) para a antestreia do filme de animação "A Arca de Noé - A Aventura". Uma abordagem divertida a uma das histórias mais icónicas e conhecidas de sempre, com humor e personagens adoráveis à mistura! Findo o passatempo, anunciamos aqui os nomes dos vencedores!

Visitas
91,213,276