"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Natureza

No Reino das Aves: A Barragem de Póvoa e Meadas

O Festival Terras sem Sombra dinamiza uma atividade em prol da Salvaguarda da Biodiversidade com uma incursão ao reino das aves, na barragem de Póvoa e Meadas.

29 Mai   |  09h30

Barragem de Póvoa e Meadas
Preço
Entrada livre
 
Localizada a cerca de 10 km a noroeste de Castelo de Vide, a albufeira, para além da beleza cénica, é um ponto privilegiado, sobretudo de março a junho, para observação da avifauna aquática e terrestre. Por aqui avistam-se, entre muitos outros, o mergulhão-de-crista (Podiceps cristatus), o corvo-marinho-de-faces-brancas (Phalacrocorax carbo), o pato-real (Anas platyrhynchos) ou a garça-real (Ardea cinerea). Nesta acção – guiados pelo ornitólogo Gonçalo Elias e pelo fotógrafo da natureza Dinis Cortes – relembra-se que as aves selvagens são um importante barómetro da saúde ambiental. Como assinalou um apaixonado pelas aves, o escritor Jonathan Franzen, estas “são os representantes mais vívidos e amplamente distribuídos do nosso planeta tal como este era antes da chegada dos seres humanos. A singularidade radical das aves constitui parte integrante da sua beleza e valor”.
Agenda
Ver mais eventos
Visitas
67,709,844