"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Encontros

Apresentação do livro "Salvaguarda: minimização de impacte ambiental em projetos hidroelétricos"

O livro número 12 da Coleção Património a Norte, será apresentado no próximo dia 1 junho, na Casa das Artes (Porto), durante a 1ª edição das conferências PATRIMÓNIO A NORTE.

1 Jun 2022

Casa das Artes
Rua de Ruben A., n.º 210, 4150-639 Porto


“Salvaguarda: minimização de impacte ambiental em projetos hidroelétricos” oferece ao leitor uma visão transversal do tema através da análise de “casos de estudo”, revisitando conceitos e problemáticas.

Os grandes projetos hidroelétricos e os processos de minimização dos seus impactos no Património Cultural, material e imaterial, são analisados numa leitura de “tempo longo”, de mais de meio século, na “voz” de técnicos e investigadores responsáveis por alguns dos maiores projetos desenvolvidos em território português.

Distinguida em 2021 pelos Prémios APOM, atribuídos pela Associação Portuguesa de Museologia, a coleção editorial PATRIMÓNIO A NORTE ganha agora uma nova faceta com a 1ª edição das conferências PATRIMÓNIO A NORTE.

Associada ao lançamento e apresentação da publicação N.º12 da coleção, a qual será disponibilizada no mesmo dia, a 1ª edição das conferências PATRIMÓNIO A NORTE terá como tema “Salvaguarda: Medidas de Minimização de Impacte Ambiental em Projetos Hidroelétricos”.

Contando com a participação de 6 especialistas da área académica e empresarial, incluirá conferências e espaços de debates em torno de um tema particularmente atual, com interesse para cidadãos, investigadores, técnicos e decisores das áreas da Salvaguarda do Património Cultural.

A iniciativa é organizada pela Direção Regional de Cultura do Norte (DRCN) com produção da Casa das Artes (Porto), parceria da Escola de Hotelaria e Turismo do Porto (EHTP) e financiamento da MOVHERA.

Casos de Estudo apresentados no nº12 da Coleção Património a Norte: 
TUA: ESTUDO HISTÓRICO E ETNOLÓGICO
TUA: MEDIDAS DE MINIMIZAÇÃO DE IMPACTE AMBIENTAL
BAIXO SABOR: PLANO DE SALVAGUARDA DO PATRIMÓNIO
RIBEIRADIO-ERMIDA: GESTÃO PATRIMONIAL
ALQUEVA: MINIMIZAÇÃO DE IMPACTES ARQUEOLÓGICOS

Programa completo e oradores da 1ª edição das Conferências

Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

"A GRANDE VIAGEM 2: ENTREGA ESPECIAL"

Em parceria com a PRIS Audiovisuais, oferecemos convites duplos para as antestreias agendadas para 21 de abril (domingo) às 11h00, em Gaia e Lisboa. Participe e habilite-se a ser um dos felizes contemplados!

Passatempo

Ganhe convites duplos para o ciclo de cinema da ANIMar 19

Em parceria com a Solar - Galeria de Arte Cinemática, oferecemos convites duplos para as próximas sessões de cinema da ANIMar 19 no Teatro Municipal de Vila do Conde, onde serão exibidos os filmes "Pesca do Bacalhau", "Å Seile Sin Egen SJØ (Vida Costeira)", "A Extraordinária Aventura do Zéca" e "Até Amanhã, Mário".

Visitas
90,812,247