Exposições
Timor-Leste retratado por Abel Júpiter em exposição de pintura
A exposição "Saudade ou et l'or de leur corps" é uma prova da união dos povos português e timorense, que se encontraram um dia na história, daí tendo nascido uma relação e ficando os dois povos iniludivelmente ligados, num vínculo tão forte que jamais se perderá.

1 Jun a 1 Jul 2022
Nas palavras do curador da mostra, Paulo Morais-Alexandre, esta exposição "é uma fantástica prova da união dos povos português e timorense, que se encontraram um dia na história, daí tendo nascido uma relação e ficando os dois povos iniludivelmente ligados, num vínculo tão forte que jamais se perderá. A grande curiosidade, no caso de Abel Júpiter, é verificar a forma como ele incorpora um sentimento comum, convertido numa palavra da língua portuguesa, intraduzível em qualquer outra língua: Saudade."
No seu trabalho, o pintor recorre a técnicas para representar o mundo que, embora muito concreto, se torna difuso. Trata-se da representação de imagens de memória, como se houvesse uma técnica específica para representar a saudade. Desta forma, Abel Júpiter procura partilhar o tesouro que quem visita Timor-Leste pode conhecer.
Abel Júpiter Tchong Freitas da Silva é natural de Bacau – Timor-Leste. Aos 19 anos deixou a sua terra natal com destino a Jacarta, onde permaneceu durante 5 meses, seguindo depois, clandestinamente, para Macau. Neste país estudou e trabalhou até agosto de 1998, ano em que veio para Portugal. Licenciou-se em Ciência Política e Relações Internacionais, pela Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, da Universidade Nova de Lisboa. O seu gosto pela pintura manifestou-se desde pequeno. Em Timor-Leste, dada a situação vivida, nunca teve oportunidade de pintar seriamente, mas também nunca deixou de se interessar pela pintura, procurando sempre aprender, pintando de tela para tela, sempre que possível. Quando pinta, é fiel a si mesmo, deixa que as coisas aconteçam, pois, acredita que cada pintor tem dentro de si algo que funciona de acordo com as suas necessidades. Na sua pintura procura retratar pessoas simples do campo pelas quais tem uma grande admiração e respeito, combinando-os com os espaços rurais onde passou a sua infância.
A exposição de pintura “Saudade ou et l'or de leur corps” pode ser visitada entre 1 de junho e 1 de julho de 2022, de segunda a sexta-feira, das 09h00 e às 12h00 e das 14h00 às 19h00, no Espaço Artes - Politécnico de Lisboa, nos Serviços da Presidência do IPL, Estrada de Benfica.
>> Para mais informações sobre a exposição “Saudade ou et l'or de leur corps”
>> Para mais informações sobre o Espaço Artes do Politécnico de Lisboa
O Politécnico de Lisboa – www.ipl.pt
O POLITÉCNICO DE LISBOA é uma instituição de ensino superior pública, que tem como missão produzir, ensinar e disseminar conhecimento, arte e cultura, bem como prestar serviços à comunidade nas áreas das artes, das ciências empresariais, da comunicação, da educação, da engenharia e das ciências da saúde.
Conferindo uma formação sólida e apostando na qualidade e melhoria contínua dos seus projetos de ensino e investigação, o Politécnico de Lisboa representando, no presente, mais de 13.000 estudantes e 1.500 docentes e não docentes na cidade de Lisboa.
Fazem parte do Politécnico de Lisboa:
- Escola Superior de Dança (ESD)
- Escola Superior de Teatro e Cinema (ESTC)
- Escola Superior de Música de Lisboa (ESML)
- Escola Superior de Educação de Lisboa (ESELx)
- Escola Superior de Comunicação Social (ESCS)
- Instituto Superior de Contabilidade e Administração de Lisboa (ISCAL)
- Instituto Superior de Engenharia de Lisboa (ISEL)
- Escola Superior de Tecnologia da Saúde de Lisboa (ESTeSL)
Espaço Artes do Politécnico de Lisboa
O Espaço Artes do Politécnico de Lisboa fica localizado na Estrada de Benfica, nº529, tendo características que lhe conferem versatilidade para acolher diversos eventos culturais, com especial incidência em exposições e apresentações. O espaço é acessível a visitantes com mobilidade reduzida.
A Agenda Cultural do IPL - artes&cultur@politécnicolx, acessível em https://agendacultural.ipl.pt/, destina-se a divulgar as iniciativas culturais promovidas ou produzidas no seio do Politécnico de Lisboa, nomeadamente, nas unidades orgânicas que o integram ou com a sua colaboração, em particular nas Artes Visuais e Design, no Cinema, na Dança, na Música e no Teatro.