"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Festivais

Festival Artes à Vila regressa ao Mosteiro da Batalha

O festival vai manter a música bonita a tocar no Mosteiro de Santa Maria da Vitória na vila da Batalha. As Capelas Imperfeitas do Mosteiro, Património Mundial da Unesco, acolhe o Palco Santa Casa, que para além de Paulo de Carvalho, recebem no sábado e domingo, 25 e 26 de junho, Valter Lobo, Pedro Mestre e Hélder Bruno.
 

O Artes à Vila regressa aos espetáculos com público, nos dias 24, 25 e 26 de junho Raiz, de Daniel Seabra Helder Bruno Paulo de Carvalho Danças com História Pedro Mestre Valter Lobo

24 Jun a 26 Jun 2022

Mosteiro da Batalha
Largo Infante Dom Henrique, 2440-109 Batalha

O Artes à Vila realiza-se no Mosteiro da Batalha com espetáculos e concertos que promovem a cultura portuguesa e as músicas do mundo.

As Capelas Imperfeitas e Claustro Real do Mosteiro acolhem famílias de todo o país num festival que apresenta músicos consagrados e artistas emergentes.

Um fim-de-semana com espetáculos, exposições, workshops, conferências e outras atividades no qual se celebram as origens e o seu legado.

» Inscreve-te aqui





P R O G R A M A


:: 24 DE JUNHO

10h00 - 17h00 - Auditório Municipal da Batalha
PROJETOS E CANDIDATURAS A FUNDOS EUROPEUS PARA A CULTURA
Realização de um workshop prático pela Fundação GDA com o formador Francisco Cipriano, centrado na preparação de projeto e preenchimento do formulário e formalização da candidatura, com conteúdos que correspondesse a 3 pontos específicos:
i) roteiro simplificado para a elaboração de um projeto;
ii) formalização da candidatura;
iii) formulário step by step.
Público alvo: técnicos municipais, Artistas, associações culturais, produtores e empresários
Parte 1 - Preparação de projeto
Parte 2 - Formalização da candidatura
Parte 3 - preenchimento Step by Step
Inscrição gratuita em Workshop prático Fundação GDA Bilhetes, Sex, 24/06/2022 às 10:00 | Eventbrite


:: 25 DE JUNHO

10h00 e 16h00 - Mosteiro da Batalha
VISITAS GUIADAS ÀS GÁRGULAS DO MOSTEIRO - Do céu ao solo
As marcações deverão ser feitas para rmiguel@mbatalha.dgpc.pt  com nome completo, idade, contacto direto.
Lotação máxima: 15 participantes
Atividade com bilhete pago 5 €
Duração: 50 min aprox.


15h00 - Programa artístico do festival
WORKSHOP DE FOTOGRAFIA EM FESTIVAIS DE MÚSICA
O Workshop é composto por uma componente teórica de fotografia de espetáculo e uma parte prática a realizar ao longo de todo o festival. A parte prática é composta por fotografia dos espetáculos que vão fazer parte do programa do festival e por fotografia de reportagem do ambiente que envolve todo o festival.
Serão criadas equipas de trabalho (25 e 26 junho) para a cobertura do festival, sendo estas coordenadas no terreno pela formadora Tânia Araújo e pelo formador Luís Rocha na seleção e edição de imagem. A componente teórica de 4h será online.
Para saber mais sobre o workshop e respetiva inscrição, aceda ao sítio: Workshop de Fotografia em Festivais de Música – MEF – Movimento de Expressão Fotográfica


16h00 - Claustro Real
RAIZ DE DANIEL SEABRA
Raiz é um espetáculo de circo contemporâneo para o espaço público Conceitos como continuidade, equilíbrio, resiliência e resistência são chave no desenvolvimento da peça. Surge, então, na pesquisa, o binómio equilíbrio/queda. Através da técnica de portes acrobáticos, os intérpretes num contexto moderno que, desafiando as leis da gravidade, se envolvem num longo, repetitivo e inevitavelmente fracassado esforço pela sobrevivência, sem opção de recusa ou desistência. Este espetáculo propõe-se alertar para os papeis sociais nas relações humanas: esta performance não é feita para impor uma narrativa óbvia, mas sim oferecer ao público uma experiência, na qual o conduzimos a questionar o seu papel enquanto indivíduo. A música é composta originalmente para este espetáculo e reforça a relação com o espaço, criando uma tensão constante entre público e performance. Num dueto acrobático, somos conduzidos numa experiência com o propósito de pensar o conceito de lugar comum.

17h00 - Capelas Imperfeitas | Palco Santa Casa
HELDER BRUNO
O novo álbum do compositor, pianista e etnomusicólogo – Under a Water Sky - está envolto numa imagem surrealista (porque impossível) e poética, muito especialmente baseada na relação histórica de Portugal com o mar. Hélder Bruno afirmou-se no panorama musical através de uma personalidade estética musical definida e distinta. Neste segundo álbum, composto e orquestrado para piano, vozes, quinteto de cordas, percussão e eletrónica, a sua identidade está ainda mais definida. Nas suas composições percebem-se as linhas inspiradoras intimamente ligadas ao universo estético do compositor e pianista - indie classical/neo classical. Os seus método, técnicas e recursos de composição assentam na música erudita europeia sem relegar outras influências, particularmente da música tradicional portuguesa. Neste concerto, Hélder Bruno estará a solo.

21h30 - Capelas Imperfeitas | Palco Santa Casa 
PAULO DE CARVALHO
Nome incontornável na música portuguesa das últimas décadas, Paulo de Carvalho apresenta no Artes à Vila, Voz e Piano. O espetáculo de canções contadas e cantadas em tom íntimo, recriadas cada vez que sobem a palco, neste caso dia 25 de Junho nas capelas imperfeitas do Mosteiro da Batalha. Dono de uma das melhores vozes do nosso país, Paulo de Carvalho tem marcado, como poucos, a história da música portuguesa com 29 trabalhos editados e inúmeras colaborações com Ivan Lins, Carlos do Carmo, Tito Paris, Agir, entre muitos outros companheiros de cantigas. 2022 é o ano em que celebra 60 anos de carreira e marca o fechar de um ciclo.

:: 26 DE JUNHO

10h00 e 16h00 - Mosteiro da Batalha
VISITAS GUIADAS ÀS GÁRGULAS DO MOSTEIRO - Do céu ao solo
Visita às gárgulas do Mosteiro da Batalha.
As marcações deverão ser feitas para rmiguel@mbatalha.dgpc.pt com nome completo, idade, contacto direto.
Lotação máxima: 15 participantes
Atividade com bilhete pago 5 €
Duração: 50 min aprox.

10h30 - Claustro Real
ESPETÁCULO INFANTIL

16h00 - Claustro Real
DANÇAS COM HISTÓRIA
Associação Portuguesa de Danças com História apresenta um conjunto de danças de época coreografadas. Dos trajes, as danças e dos sons da época da Dinastia de Avis poderá assistir a reconstituição fiel deste património. A apresentação envolve personagens, Aralto e danças com o público.


17h00 - Capelas Imperfeitas | Palco Santa Casa
PEDRO MESTRE
CAMPANIÇA TRIO Um grupo que procura manter a tradição e a originalidade do Cante e da Viola Campaniça. Constituído por jovens tocadores e cantadores originários da região, Pedro Mestre, David Pereira e Zé Diogo Bento, apostam no mais genuíno repertório campaniço bem como na mestria do toque desta peculiar viola de arame. Este Trio apresenta-se em palco, a solo ou acompanhado por uma banda, constituída por músicos de diversas áreas, procurando resgatar sonoridades únicas. Procuram apresentar ao público um espetáculo único, em que a tradição e a inovação se fundem num misto de encanto e beleza musical.


18h30 - Capelas Imperfeitas | Palco Santa Casa
VALTER LOBO
Valter Lobo apresenta um conjunto de temas que retratam a sua visão do mundo, sempre temperada por uma melancolia bem conhecida pelo número crescente de admiradores que sentem o pulsar das suas canções e que fazem dele um dos autores da sua geração. Com mais de 30.000 ouvintes mensais no Spotify, o músico tem chegado a vários territórios além fronteiras. A melancolia permanente a pautar as sensações e uma intensidade nas performances ao vivo já lhe valeram elogios rasgados de muitos ouvintes e artistas, entre eles o singer songwriter irlandês, vencedor de um Oscar da Academia, Glen Hansard, que o convidou a participar com as suas canções durante os seus concertos.



Mais informações no site oficial: https://www.artesavila.pt/

 

Agenda
Passeios e Visitas

Pernas Pr'Andar

Centro Ciência Viva do Lousal 29 Mar 2024  |  10h30

Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

Ganhe convites para "UMA VIDA NO TEATRO"

Em parceria com o Teatro Aberto, assinalamos o Dia Mundial do Teatro com a oferta de convites duplos para a nova produção, de David Mamet, com encenação de Cleia Almeida. Os convites serão válidos para a sessão de dia 29 de março (sexta-feira) às 21h30. Participe e... boa sorte!

Passatempo

Ganhe convites para a antestreia do filme "A MINHA FADA TRAQUINA"

Em parceria com a Films4You, oferecemos Convites Família (3 bilhetes por convite) para a antestreia de uma divertida animação sobre o poder da amizade!  As sessões de antestreia terão lugar no dia 30 de março (sábado) às 10h30, nos cinemas Alegro Sintra, Mira Maia e Espaço Guimarães. Findo o passatempo, anunciamos aqui os nomes dos vencedores!

Visitas
89,967,614