"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Bem Estar

Fibromialgia: Sensibilização e Palestra no MAR Shopping Matosinhos

A agenda de rastreios manter-se-á ao longo do ano 2022 e os interessados encontram-na disponível e sempre atualizada no website dos centros MAR Shopping – www.marshopping.com.

26 Jun 2022

MAR Shopping Matosinhos
Avenida Doutor Óscar Lopes, 4450-337 Matosinhos
Preço
Entrada livre
 
Em junho, o MAR Shopping Matosinhos recebe uma ação de sensibilização e uma palestra sobre Fibromialgia, desenvolvidas pela Myos - Associação Nacional contra a Fibromialgia e Síndrome de Fadiga Crónica. Os centros comerciais MAR Shopping continuam assim a disponibilizar todos os meses rastreios de saúde e relaxamento gratuitos com o objetivo de sensibilizar as comunidades em que estão inseridos para a importância da deteção precoce de indicadores de saúde que careçam de acompanhamento médico, bem como aconselhar para boas práticas em matérias de saúde e bem-estar.

As ações de sensibilização de junho terão lugar no último fim de semana do mês, dias 25 e 26 de junho, entre as 11h00 e as 19h00. No MAR Shopping Matosinhos, no piso -1 (junto à Re-food). O acesso funcionará por ordem de chegada. Os visitantes poderão ter acesso à agenda detalhada dos dois centros no seu website oficial.

A Myos – Associação Nacional contra a Fibromialgia e Síndrome de Fadiga Crónica desenvolverá uma ação de sensibilização sobre Fibromialgia, bem como uma palestra sobre a doença, orientada pelo presidente da direção da Myos, Ricardo de Sousa Fonseca, a qual terá lugar no dia 25 de junho, às 15h00.

A Fibromialgia é uma doença crónica caraterizada por dor músculo-esquelética generalizada e difusa, fadiga extrema, com perturbações de sono, perturbações cognitivas, entre outros sintomas. Apesar de a Fibromialgia poder apresentar-se de uma forma extremamente dolorosa e incapacitante, afetando a qualidade de vida do doente, não causa deformação nem reduz a esperança de vida. As queixas da Fibromialgia variam de doente para doente e podem ser ligeiras ou graves, definindo assim um espectro funcional que vai do mero incómodo até à incapacidade para manter um emprego remunerado, as atividades domésticas ou mesmo para desfrutar do convívio com a família e com os amigos, o que torna a doença heterogénea nas suas manifestações.

É uma síndrome que gera alguma incompreensão, por ainda não se conhecer muito bem as causas que estão na sua origem e não haver alterações detetáveis nos exames laboratoriais, nem nos exames complementares de diagnóstico para diagnosticar, sendo o mesmo feito mediante o historial clínico do doente e exclusão de outras doenças.

Esta doença afeta homens, mulheres e crianças de todas as idades, etnias, estatutos. Estima-se que afete, mundialmente, cerca de 2% a 5% da população adulta, dependendo dos países, em que 80% a 90% são mulheres entre os 20 e os 50 anos. Em Portugal, segundo um estudo da EpiReuma, estima-se que afete 1,7% da população, com predomínio nas mulheres acima dos 40 anos, sendo que outro estudo estima uma prevalência de 3,6% de casos de fibromialgia. Existem ainda muitos casos que não estão diagnosticados, sendo que muitos doentes vivem com indeterminação de diagnóstico durante muito tempo.
Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

Ganhe convites para a antestreia do filme "A ARCA DE NOÉ - A AVENTURA"

Em parceria com a Films4You, oferecemos Convites Família (3 bilhetes por convite) para a antestreia do filme de animação "A Arca de Noé - A Aventura". Uma abordagem divertida a uma das histórias mais icónicas e conhecidas de sempre, com humor e personagens adoráveis à mistura! Findo o passatempo, anunciamos aqui os nomes dos vencedores!

Visitas
91,203,715