"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Conferências

Museu de Lamego e EPHEMERA Fora de Portas

O Arquivo EPHEMERA e o Museu de Lamego, numa parceria com o Município de Lamego e Textemunhos – Festival Literário, promovem uma Conversa sobre o EPHEMERA, com José Pacheco Pereira, em torno do livro «Diários dos Dias da Peste», para nos revelar o quotidiano do arquivo ao longo de 70 dias de quarentena.

30 Jun 2022  |  17h00

Auditório do Centro Interpretativo do Castelo de Lamego
R. da Cisterna, 5100-127 Lamego


70 dias de quarentena – 70 revelações

«Durante cerca de dois meses, correspondendo ao período mais duro do confinamento da epidemia da Covid-19, o ARQUIVO EPHEMERA enviou aos membros da Associação Cultural Ephemera uma mensagem diária sobre os fundos do arquivo. Para além de pretendermos distrair — objectivo não irrelevante nesses dias cinzentos, solitários e de medo — queríamos também mostrar a diversidade dos fundos e o trabalho colectivo do seu tratamento, usando exemplos do que por cá está, tratados por quem cá está. O título que demos a esta publicação não tem imaginação nenhuma: é tomado de empréstimo ao célebre diário de Daniel Defoe sobre o ano da praga em Londres, no século XVII.

Ambos são ‘retratos’ da praga que nunca deveríamos ter esquecido. E devemos recordar por uma razão (a mesma por que a memória nos deveria servir todos os dias): no passado, em várias ocasiões, a humanidade já passou pela experiência da praga, e em muitos aspectos aprendeu sempre pouco com a história.

Os ‘ephemeros’ — o nome exacto que damos a nós próprios — sabem isso bem, porque vivem no meio das ruínas do tempo. Nestes dias, partilhamos essa habitação com os nossos amigos.» 

José Pacheco Pereira 

A sessão, que terá lugar dia 30 de junho, pelas 17h00, no auditório do Centro Interpretativo do Castelo, realiza-se no âmbito de protocolo entre o Museu de Lamego e o Arquivo EPHEMERA, celebrado em 2018 [mais informação em https://museudelamego.gov.pt/museu/ephemera/].

Sob o mote «Não deite fora nada que sirva a memória», o museu é, desde essa altura, um posto de recolha de materiais para o Arquivo, especializado em política e história política do século XIX a XXI, tornando-os depois acessíveis online.

A entrada é gratuita, limitada à capacidade do espaço.

Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

Ganhe convites para a antestreia do filme "A ARCA DE NOÉ - A AVENTURA"

Em parceria com a Films4You, oferecemos Convites Família (3 bilhetes por convite) para a antestreia do filme de animação "A Arca de Noé - A Aventura". Uma abordagem divertida a uma das histórias mais icónicas e conhecidas de sempre, com humor e personagens adoráveis à mistura! Findo o passatempo, anunciamos aqui os nomes dos vencedores!

Visitas
91,205,218