"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Exposições

Parque Nascente inaugura Peça de Arte Coletiva inspirada na sua comunidade e no Porto

Para celebrar o amor incondicional e orgulho que os portuenses têm à sua cidade e à região do Porto, o Parque Nascente apresenta Azul Cale: uma peça de arte coletiva, composta por mais de 50 peças individuais, construídas em diferentes materiais e expostas ao longo de 25 metros suspensos. Poderá conhecer esta prova de amor ao Porto e à região a partir de 25 de junho.

25 Jun 2022  |  19h00

Parque Nascente
Praceta Parque Nascente 35, 4435-182 Rio Tinto
Preço
Entrada livre

25 DE JUNHO | 19H00 | PISO 2
COM SHOWCASE DO CONCEITUADO PIANISTA JÚLIO RESENDE

A obra de arte coletiva inicia no piso 2 e termina no piso -3, tornando-se a maior peça alguma vez exposta no Parque Nascente. Composta por seis linhas que integram diferentes elementos ao longo de todo o seu comprimento, a peça é uma demonstração de amor à região composta por mais de 50 elementos suspensos.

O processo para se chegar à Azul Cale iniciou em meados de 2021. O Parque Nascente tinha como objetivo criar um espaço para celebrar e homenagear a sua comunidade, oferecer algo único e diferenciador que orgulhasse todos. Neste sentido, lançou o Projeto #ArteComTodos, integrado no âmbito do projeto #MãosComVida, englobado na sua política de Actforgood. Numa primeira fase desenvolveram-se 2 workshops, que contaram com a participação de 20 pessoas, entre clientes e lojistas do centro comercial, que foram desafiadas a exprimir o que sentem pela região do Porto através de desenhos e peças em plasticina. Destes workshops nasceram os vários elementos que compõe agora a peça em exposição.

A fase seguinte, envolveu o processo criativo de traduzir todos os elementos num único objeto de arte que pudesse ser exposto com a curadoria de Bruno Pereira do Lab Design / Departamento.

Algumas das peças são palavras como Saudade, Amor, Tradição, Orgulho ou Vida. Outras remetem para monumentos da região, como as várias pontes sobre o Douro ou os Clérigos. Outras ainda são símbolos muito pessoais que os participantes do workshop quiseram evidenciar como lembrança da região.

A criação desta peça é um reflexo dos bons momentos que os clientes tem no Parque Nascente e, por isso, cada uma das peças foi pensada ao detalhe utilizando cores vibrantes que nos transmitem a energia, felicidade e leveza da região, entre elas o amarelo, o rosa-choque, o verde fluorescente e púrpura. Sem nunca faltar o azul tão tradicionalmente associado.
A peça tem o nome de Azul Cale: conta a história que Portus Cale era uma antiga cidade da Galécia romana situada na atual região do Porto. Durante a Idade Média, a atual região, foi denominada como Condado Portucalense ficando conhecida como Porto Cale (Cale em grego quer dizer Belo).

Inaugura a 25 de junho às 19 horas com um concerto gratuito do Júlio Resende para todos os clientes e visitantes do Parque Nascente. Na área da exposição pode ainda ter a oportunidade de ver os testemunhos dos participantes e conhecer as caras e as histórias por trás das peças que compõe a Azul Cale.

Ao longo dos próximos meses o Parque Nascente irá promover a visita de artistas das mais diversas áreas para que estes também nos possam mostrar como veem a cidade do Porto e em particular a sua interpretação da peça Azul Cale.

O Parque Nascente convida todos os apaixonados pela arte e pela região do Porto a verem de perto esta obra que é feita de e para a comunidade.
Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

Ganhe convites para a antestreia do filme "A ARCA DE NOÉ - A AVENTURA"

Em parceria com a Films4You, oferecemos Convites Família (3 bilhetes por convite) para a antestreia do filme de animação "A Arca de Noé - A Aventura". Uma abordagem divertida a uma das histórias mais icónicas e conhecidas de sempre, com humor e personagens adoráveis à mistura! 

Passatempo

"A GRANDE VIAGEM 2: ENTREGA ESPECIAL"

Em parceria com a PRIS Audiovisuais, oferecemos convites duplos para as antestreias agendadas para 21 de abril (domingo) às 11h00, em Gaia e Lisboa. Findo o passatempo, anunciamos aqui os nomes dos vencedores apurados!

Passatempo

Ganhe convites duplos para o ciclo de cinema da ANIMar 19

Em parceria com a Solar - Galeria de Arte Cinemática, oferecemos convites duplos para as próximas sessões de cinema da ANIMar 19 no Teatro Municipal de Vila do Conde, onde serão exibidos os filmes "Pesca do Bacalhau", "Å Seile Sin Egen SJØ (Vida Costeira)", "A Extraordinária Aventura do Zéca" e "Até Amanhã, Mário". Findo o passatempo, anunciamos aqui os nomes dos vencedores!

Visitas
90,923,183