"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Moda e Beleza

A Praça: lugar de todos os Desfiles - Moda (IN)sustentável 1

A 14 de julho, o Mercado Municipal de Braga transforma-se numa passerelle, no evento A Praça: Lugar de Todos os Desfiles. Ao abrigo do projeto COMPRAÇA, da Passeio – Plataforma de Arte e Cultura Urbana do CECS/UMinho, discute-se moda e sustentabilidade, numa iniciativa que conta com a participação dos vendedora(e)s e funcionária(o)s do mercado, que irão desfilar na Praça.

14 Jul 2022  |  10h00

Braga - Mercado Municipal

A segunda edição do Moda (IN)sustentável pretende levar os conceitos de slow e local para o centro da discussão, associando o lugar das trocas comunicacionais por excelência da cidade, com a comunicação de moda. O evento conta com uma roda de conversa, exposição de roupa e um desfile, com marcas portuguesas e brasileiras com práticas de sustentabilidade. Sendo uma organização da Passeio, a iniciativa tem a colaboração do Departamento de Engenharia Têxtil, da UMinho, e o apoio da Câmara de Braga.

Para mais esclarecimentos, contactar as coordenadoras da Passeio:
Helena Pires (hpires@ics.uminho.pt, 919 293 586) e Zara Pinto-Coelho (zara@ics.uminho.pt ,967 279 379).

Programa
Título: A Praça: Lugar de Todos os Desfiles
Sub-título: Moda (IN)sustentável 2
Praça – Mercado Municipal de Braga
14 de julho, 2022

9.45 | Loja do Mercado – Receção
10.00 | Loja do mercado– O que pode a comunicação de moda (IN)sustentável? Roda de conversa com:
Alice Araújo (Obi Clothing) — fundou, juntamente com Cristina Covas a Obi Clothing, uma marca de roupa que, segundo as criadoras, surgiu da necessidade, enquanto consumidoras de criar vestuário “com bons materiais e acabamentos cuidados, confortável, diferenciador e durável no tempo (quality over quantity).”

Cátia Santos (Let’s Swap) — Naturalmente curiosa, de sorriso fácil e cheia de vontade de deixar uma pegada positiva no mundo. Cátia Santos é co-fundadora do Let’s Swap, um movimento criado em 2018, no Porto, que organiza mercados de trocas de roupa com o objetivo de criar uma alternativa à Fast Fashion e promover uma economia circular, sensibilizando a comunidade para um consumo mais consciente a nível social e ambiental e mostrando que há outras formas de consumir roupa.

Luciana Bulcão (Dona Rufina) — Idealizadora da marca brasileira Dona Rufina, de acessórios de moda, é pesquisadora de moda e de território, mestre em Design Estratégico pela Unisinos e MBA em Gestão de Negócios de Moda pela universidade madrilena Esden, em Espanha. Nascida no pampa gaúcho, a sua curiosidade e inquietude a fizeram ir atrás de um sonho: trabalhar com moda e com o que é originalmente gaúcho.

José Lima (Ideal & Co) — pegou, juntamente com Rute Vieira, em 2012, num negócio de taninos, que vinha já desde a família de Rute. Sendo ambos fashion designers, especializaram-se na produção local de acessórios de moda, com recurso a taninos vegetais, obtidos a partir de casca de árvore.

Marita Moreno (Marita Moreno) — é a pessoa por trás da marca com o mesmo nome. Especializada em acessórios de moda, a criadora foi recentemente distinguida com o Sustainable Fashion Innovation Awards na categoria sapatos e o prémio de Melhor Marca Sustentável de Acessórios de Moda do Norte de Portugal.

Sérgio Gameiro (Wetheknot) — é um fashion designer, licenciado em Design e Marketing de Moda, pela Universidade do Minho. Sérgio e Filipe (designer gráfico) são os criadores da Wetheknot. A inspiração para a criação partiu da vontade de criar um produto que eles próprios gostassem de usar, fazendo-o da forma mais sustentável possível.

Cristina Broega (Universidade do Minho) — Docente da Universidade do Minho em Guimarães Portugal, leciona no curso de Design e Marketing da Moda e no Mestrado em Design e Marketing Têxteis nas disciplinas: Design de Vestuário, Design de Acessórios de Moda (Calçado), Preparação de Coleções e Conforto e Fisiologia de Vestuário. Diretora do Mestrado de Design de Comunicação de Moda.

Albertino Gonçalves (Universidade do Minho) — Doutorado em Sociologia, em 1994, é Professor Associado com Agregação na Universidade do Minho. Ensina e investiga em sociologia da cultura e da arte. Foi o responsável pela criação na Universidade do Minho do mestrado em Sociologia dos Estilos de Vida e do Mestrado em Comunicação, Arte e Cultura, em articulação com Moisés Martins, do departamento de Ciências da Comunicação. Entre a sua obra constam as publicações Impactos Económicos e Sociais. Guimarães 2012 – Capital Europeia da Cultura (com Rui Vieira de Castro, Francisco Carballo-Cruz, João Cerejeira e Luís Amaral, 2013); A Idade de ouro do postal ilustrado em Viana do Castelo (2011) e Vertigens. Para uma sociologia da perversidade (2009).

Moderação — Helena Pires (CECS/Universidade do Minho) & Francisco Mesquita (CECS/Universidade do Minho & Universidade Fernando Pessoa)

12.00-15.00 (Intervalo)
15.30 | Corredor das lojas – A Praça a desfilar
Vendedores e funcionários da Praça experimentam ser modelos por um dia, desfilando em pleno Mercado looks de marcas com práticas de sustentabilidade. Do produto local, para a moda artesanal. Um conceito slow, que aponta novos caminhos de produção e consumo.

Vendedores e funcionários participantes — Ana Jesus Costa, Clara Vilela, Emília Santos, Jacinta Rei, Lúcia Gonçalves, Paula Faria, Paulo Jorge Torres, Rosa Oliveira, Sara Carreira, Secundino Brandão, Sónia Esteves, Teresa Cunha, Teresa Pinto.

Conceção e coreografia do desfile — Madeleine Müller (Stylist e Professora no Curso Design de Moda da Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM), Unidade Porto Alegre, Brasil)
Cabeleireiro e maquilhagem — Esprominho
Produção de som — Diogo Gomes (aluno do MCAC/Uminho)

16.00 | Fontenário Um carrocel de memórias – cerimónia de homenagem a Maria Gabriela Gama
Partilha de testemunhos & Apontamento musical, com Francisco Carneiro e Carolina Picas Magalhães, interpretando Reinghold Glier, dueto para violino n.º 9, op. 49.

Francisco Carneiro — nasceu em Braga no ano de 2000 e em 2006 ingressou no Conservatório de Música Calouste Gulbenkian de Braga. Frequentou o Conservatório até ao 12º ano onde finalizou o oitavo grau em Violino. Em 2021 licenciou-se na Escola Superior de Música de Lisboa em Violino. Está sediado em Roterdão onde frequenta o Mestrado em Composição para Cinema na Codarts University.

Carolina Picas Magalhães — nasceu no Porto no ano de 2001 e em 2007 iniciou os seus estudos de violino no Conservatório de Vila do Conde. Em 2012 ingressou no Conservatório de Música Calouste Gulbenkian de Braga onde terminou o 12° ano e 8°grau. Em 2018 mudou-se para Basileia, onde fez o PreCollege e dois anos de licenciatura na Musik Akademie der Stadt Basel. Atualmente, estuda em Zurique na ZHdK, onde frequenta o seu 2°ano de licenciatura.

16.30| Loja do Mercado – Verde de Honra

Durante toda a jornada: Mostra de sustentabilidade
Exposição de roupas e acessórios das marcas participantes.
Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

"A GRANDE VIAGEM 2: ENTREGA ESPECIAL"

Em parceria com a PRIS Audiovisuais, oferecemos convites duplos para as antestreias agendadas para 21 de abril (domingo) às 11h00, em Gaia e Lisboa. Participe e habilite-se a ser um dos felizes contemplados!

Passatempo

Ganhe convites duplos para o ciclo de cinema da ANIMar 19

Em parceria com a Solar - Galeria de Arte Cinemática, oferecemos convites duplos para as próximas sessões de cinema da ANIMar 19 no Teatro Municipal de Vila do Conde, onde serão exibidos os filmes "Pesca do Bacalhau", "Å Seile Sin Egen SJØ (Vida Costeira)", "A Extraordinária Aventura do Zéca" e "Até Amanhã, Mário".

Visitas
90,893,469