"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Exposições

Derivas invisibles de Basurama

Derivas invisibles [Derivas invisíveis] propõe uma reflexão sobre a grande quantidade de resíduos plásticos presentes, atualmente, nos nossos ecossistemas marinhos, cada vez mais contaminados, sobretudo por redes e elementos utilizados na indústria pesqueira.

25 Jun a 17 Out 2022

MAAT - Museu de Arte, Arquitetura e Tecnologia
Av. Brasília - Central Tejo, Belém 1300-598 Lisboa
Preço
Entrada livre

 

De acordo com uma investigação de 2018, cerca de 85% dos resíduos encontrados em algumas partes dos oceanos em todo o mundo são redes ou artes de pesca perdidas ou deliberadamente abandonadas. Na Grande Ilha de Lixo do Pacífico, estima-se que as redes de pesca constituam 46% do total de 79 mil toneladas de plástico. Estas redes abandonadas, também chamadas de artes de pesca fantasma, não só poluem o fundo do mar como também emaranham e asfixiam peixes, tubarões, golfinhos, tartarugas marinhas, polvos, baleias, focas e até aves.

Apesar da crença de que os plásticos de utilização única como as garrafas, sacos ou palhinhas de plástico têm uma enorme presença como lixo marinho, os resíduos de artes de pesca são na verdade o maior poluente dos nossos oceanos. Inspirados pelas tradicionais armadilhas de gaiola para peixes, propomos uma instalação de arte à escala urbana para refletir sobre esta realidade. Um dispositivo de pesca, um resíduo em si mesmo que chegou do oceano, uma rede recuperada, potencialmente perigosa na sua qualidade de arte de pesca fantasma, que já enredou e aprisionou aqui outros detritos plásticos marinhos à deriva.

Basurama é um coletivo dedicado à investigação, criação e produção cultural e ambiental cuja prática gira em torno da reflexão sobre lixo, desperdício e reutilização em todos os seus formatos e possíveis significados. Nasceu em 2001 na Escuela Técnica Superior de Arquitectura de Madrid (ETSAM) e, desde então, tem evoluído e adquirido novas formas. O seu objetivo é estudar os fenómenos inerentes à produção massiva de lixo real e virtual na sociedade de consumo, apresentando diferentes pontos de vista sobre o assunto que possam gerar novos pensamentos e atitudes. Ele encontra lacunas nestes processos de produção e consumo que não só levantam questões sobre a forma como se gerem os recursos, mas também sobre a forma como é pensada, trabalhada e percebida a realidade. Longe de tentar oferecer um único manifesto para ser utilizado como um manual, o Basurama compilou uma série de opiniões e projetos multiformes – não necessariamente parecidos – explorando diferentes áreas relacionadas com o lixo.

Esta iniciativa conta com o apoio da Embaixada de Espanha em Portugal.  

Sobre o maat 
Inaugurado em outubro de 2016 no contexto da política de mecenato cultural há muito assumida pela Fundação EDP, o Museu de Arte, Arquitetura e Tecnologia (maat) é uma instituição internacional que se dedica a promover o discurso crítico e a prática criativa com vista a suscitar novos entendimentos sobre o presente histórico e um compromisso responsável para com o futuro comum. Situado na frente ribeirinha da zona histórica de Belém, em Lisboa, o campus da Fundação EDP abrange uma área de 38.000 metros quadrados que engloba uma central termoelétrica reconvertida — a Central Tejo, edifício emblemático da arquitetura industrial construído em 1908 — e um novo edifício desenhado pelo estúdio de arquitetura londrino AL_A (Amanda Levete Architects). Ambos acolhem exposições e eventos programados pelo Museu e estão ligados por um jardim projetado pelo arquiteto paisagista libanês Vladimir Djurovic.  

www.maat.pt  

Sobre o maat ext. (extended) |  https://ext.maat.pt/     
maat ext. é a plataforma de conteúdos online que agrega, liga e expande o alcance das ações do museu na esfera digital. Um espaço de ideação especulativa e partilha de conhecimento, onde coexistem diferentes proposições criativas especificamente pensadas para ele. Os conteúdos são organizados por secções – Bulletin, Open Sources, Longforms, Cinema e Antenna –, e podem ser navegados tematicamente seguindo linhas de leitura classificadas (com #...) na página Topics.

Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

Ganhe convites para "UMA VIDA NO TEATRO"

Em parceria com o Teatro Aberto, assinalamos o Dia Mundial do Teatro com a oferta de convites duplos para a nova produção, de David Mamet, com encenação de Cleia Almeida. Os convites serão válidos para a sessão de dia 29 de março (sexta-feira) às 21h30. Participe e... boa sorte!

Passatempo

Ganhe convites para a antestreia do filme "A MINHA FADA TRAQUINA"

Em parceria com a Films4You, oferecemos Convites Família (3 bilhetes por convite) para a antestreia de uma divertida animação sobre o poder da amizade!  As sessões de antestreia terão lugar no dia 30 de março (sábado) às 10h30, nos cinemas Alegro Sintra, Mira Maia e Espaço Guimarães. Findo o passatempo, anunciamos aqui os nomes dos vencedores!

Visitas
89,912,789