"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Música

Concerto do Coro do Queen’s College da Universidade de Oxford em Sintra

Este evento insere-se nas comemorações do 650º aniversário da Aliança Luso-Britânica em Portugal e no Reino Unido, promovidas pela iniciativa Portugal-UK 650 que conta com o Alto Patrocínio de Sua Alteza Real o Príncipe de Gales e de Sua Excelência o Presidente da República de Portugal.

12 Jul 2022  |  22h37

Palácio Nacional de Sintra
Largo Rainha Dona Amélia, 2710-616 Sintra
Preço
Entrada livre

Este concerto de dia 12 de julho, a realizar-se no Palácio Nacional de Sintra, faz parte da digressão em Portugal do Coro do Queen’s College da Universidade de Oxford, dirigido pelo maestro Owen Rees. 

O Coro do Queen’s College é considerado uma "joia da música coral Britânica" (BBC Music Magazine). A sua extensa atividade concertista inclui atuações com orquestras como a Academy of Ancient Music, the Orchestra of the Age of Enlightenment, and the Oxford Philharmonic Orchestra, e grava regularmente para a Radio BBC. Recentemente fez digressões por Taiwan, China, Estados Unidos da América, Sri Lanka, Itália, Espanha, França, Holanda e Alemanha. Este coro gravou vários discos, incluindo discos de polifonia portuguesa com obras editadas por Owen Rees. A gravação das obras Dixit Dominus de Handel e Alessandro Scarlatti, lançado pela editora Adie, em maio de 2013, recebeu das exigentes criticas da revista Early Music Review a indicação de 'Disc of unusually high calibre' e da revista Choir and Organ a atribuição de 5 estrelas.

O CD “Carols from Queen’s” esteve nove semanas no Specialist Classical Charts, foi ‘Drive Featured Album of the Week’ na Classic FM, e foi selecionado pelo Telegraph Christmas. A New Heaven (2017) e The House of the Mind (2018) ambos foram directamente para o número 1 no Specialist Classical Chart na primeira semana de vendas; A BBC Music Magazine comentou “A New Heaven mostra os cantores no seu melhor esplendor” e a revista Choir and Organ descreveu The House of the Mind como uma “joia de disco”. Em 2019 foi lançado o CD com music do compositor Tudor, John Taverner, que recebeu o prémio “Diapason d’Or” e foi descrito por Diapason como um "esplêndido triunfo da arte da música coral britânica no seu melhor”. Em 2022 será lançado um disco com música de Giovanni Bononcini, com a orquestra Academy of Ancient Music.

Owen Rees é Professor de Música na Universidade de Oxford e Fellow em Música e Organista (Diretor de Música) no Queen’s College Oxford. É simultaneamente um aclamado diretor coral e um académico internacionalmente reconhecido da música renascentista, particularmente de Portugal, Inglaterra e Espanha. A sua investigação informa consistentemente as suas atuações. Desempenhou um papel predominante ao revelar as glórias da polifonia portuguesa renascentista ao público internacional. As suas interpretações têm sido aclamadas como “reveladoras e mesmo visionárias” (BBC Music Magazine) e como ‘raros exemplos de musicologia e de musicalidade combinadas para resultar em performances que são impressionantes e imediatamente atraentes para o ouvinte’ (Gramophone). Ele grava regularmente para as rádios 3 e 4 da BBC e noutros países. As suas gravações ganharam um “Diapason d’Or” e foram nomeadas por três vezes para um Prémio Gramophone (Gramophone Award). Gravou para cinema, recebendo uma nomeação para um Grammy e o Prémio de Música Clássica FM de Cinema do Ano com a banda sonora do Filme da Warner Brothers “Harry Potter e o Príncipe Misterioso”.

A sua monografia sobre a maior coleção sobrevivente das primeiras fontes musicais portuguesas – do Mosteiro de Santa Cruz em Coimbra – trata tanto dos repertórios portugueses como das ligações culturais e musicais entre Portugal e outros países. Editou músicas de três dos mais importantes compositores portugueses da época, Manuel Cardoso, Pedro de Cristo e Duarte Lobo. Em 2020, ganhou o Prémio Robert M. Stevenson da Sociedade Americana de Musicologia, em reconhecimento pelo seu trabalho de excelência sobre a música ibérica.

Esta digressão inclui ainda outros concertos em Portugal, também de entrada livre, entre os dias 7 e 15 de julho. A saber:

7 de julho, 19h00, Braga
Salão Medieval, U. Minho

9 de julho, 17h30, Braga
Praça do Município
Atuação com o English National Ballet
9 de julho, 21h30, Braga

Theatro Circo
Atuação com a orquestra da Universidade do Minho

10 de julho, 10h00, Braga
Sé Catedral de Braga

10 de julho, 18h00, Vizela
Praça do Município
Atuação com a orquestra da Universidade do Minho

13 julho, 18h00, Lisboa
Mosteiro de S. Vicente de Fora

14 julho, 21h30, Coimbra
Mosteiro de Santa Cruz

15 julho, 21h30, Porto
Se Catedral do Porto
Atuação com o Coro da Sé Catedral do Porto
Agenda
Exposições

Pés de Limão

Museu do Quartzo, Mosteiro de Grijó e Go Romaria Cultural 13 Jul a 28 Jul 2024

Passeios e Visitas

Lisboa Moderna

Museu de Lisboa - Palácio Pimenta 13 Jul 2024  |  10h00

Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

Ganhe convites para o festival Curtas Vila do Conde

Em parceria com o Curtas Vila do Conde, oferecemos convites duplos para as sessões de cinema a decorrer dia 13 de julho, no Teatro Municipal de Vila do Conde, onde serão exibidos os filmes "O Segredo dos Perlimps", "Uma Imagem Permanente" e "Estamos no Ar".Findo o passatempo, anunciamos aqui os nomes dos vencedores!

Passatempo

Ganhe convites para a antestreia do filme "Memória"

Em parceria com a Films4You, oferecemos convites duplos para a antestreia do drama emocional protagonizado por Jessica Chastain, "MEMÓRIA", sobre uma assistente social cuja vida muda completamente após um reencontro inesperado com um antigo colega do secundário, revelando segredos do passado e novos caminhos para o futuro.

Visitas
94,058,265