"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Outras

Noite Europeia dos Investigadores traz "Ciência para Todos – Sustentabilidade e Inclusão"

Sob o mote “Ciência para Todos”, a Sustentabilidade e a Inclusão são os dois grandes temas de reflexão e sensibilização do público na Noite Europeia dos Investigadores 2022-2023.

30 Set 2022

Lisboa, Coimbra, Braga e Évora

Este grande evento de ciência realizar-se-á a 30 de setembro em Lisboa, Coimbra, Braga e Évora e envolve nove parceiros de peso na área da investigação, divulgação e implementação da inclusão e sustentabilidade nas quatro cidades através do consórcio ‘Science for Everyone (SCIEVER) – Sustainability and Inclusion”.

Na Grande Lisboa, a Universidade de Lisboa coordena o consórcio através do seu Museu Nacional de História Natural e da Ciência e atuam também os parceiros Universidade Nova de Lisboa representada pela Faculdade de Ciências e Tecnologia, o ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, a Escola de Hotelaria e Turismo do Estoril e a Câmara Municipal de Lisboa.

No Centro do país, o consórcio conta com a Universidade de Coimbra, através do Instituto de Investigação Interdisciplinar e com os seus centros de investigação, e no Norte com a Escola de Ciências da Universidade do Minho e com o Laboratório Ibérico Internacional de Nanotecnologia, em Braga. Já no Sul, são parceiras a Universidade de Évora e as suas várias escolas.

Na noite de 30 de setembro, mas também durante os dois anos do projeto, incluindo o ano letivo 22-23, os investigadores desenvolverão atividades junto da comunidade escolar e das famílias sobre os projetos de investigação em que estão envolvidos, a propósito da promoção da sustentabilidade (social, económica ou ambiental) e da inclusão.

Um dos objetivos do projeto, e das iniciativas programadas, é sensibilizar os mais jovens para a relevância da investigação e inovação na Europa com vista a um futuro mais sustentável e inclusivo, mas também para o facto das carreiras científicas poderem ser determinantes para encontrar soluções que minimizem problemas da sociedade.

Não obstante, o grande objetivo do consórcio é dar a palavra às comunidades e aproximar os investigadores e a ciência da sociedade civil. A ideia não é apenas a sensibilização passiva e unidirecional, mas antes criar oportunidades para a partilha de preocupações e expetativas sobre como a ciência deve contribuir para encontrar soluções de forma a mitigar as consequências das alterações climáticas e promover o desenvolvimento sustentável.

Programas de atividades e mais informações em breve no website da Noite Europeia dos Investigadores em https://noitedosinvestigadores.org/ e nas redes sociais.
Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

Ganhe convites para a antestreia do filme "A ARCA DE NOÉ - A AVENTURA"

Em parceria com a Films4You, oferecemos Convites Família (3 bilhetes por convite) para a antestreia do filme de animação "A Arca de Noé - A Aventura". Uma abordagem divertida a uma das histórias mais icónicas e conhecidas de sempre, com humor e personagens adoráveis à mistura! 

Passatempo

"A GRANDE VIAGEM 2: ENTREGA ESPECIAL"

Em parceria com a PRIS Audiovisuais, oferecemos convites duplos para as antestreias agendadas para 21 de abril (domingo) às 11h00, em Gaia e Lisboa. Findo o passatempo, anunciamos aqui os nomes dos vencedores apurados!

Passatempo

Ganhe convites duplos para o ciclo de cinema da ANIMar 19

Em parceria com a Solar - Galeria de Arte Cinemática, oferecemos convites duplos para as próximas sessões de cinema da ANIMar 19 no Teatro Municipal de Vila do Conde, onde serão exibidos os filmes "Pesca do Bacalhau", "Å Seile Sin Egen SJØ (Vida Costeira)", "A Extraordinária Aventura do Zéca" e "Até Amanhã, Mário". Findo o passatempo, anunciamos aqui os nomes dos vencedores!

Visitas
90,926,341