"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Outras

Noite Europeia dos Investigadores traz "Ciência para Todos – Sustentabilidade e Inclusão"

Sob o mote “Ciência para Todos”, a Sustentabilidade e a Inclusão são os dois grandes temas de reflexão e sensibilização do público na Noite Europeia dos Investigadores 2022-2023.

30 Set 2022

Lisboa, Coimbra, Braga e Évora

Este grande evento de ciência realizar-se-á a 30 de setembro em Lisboa, Coimbra, Braga e Évora e envolve nove parceiros de peso na área da investigação, divulgação e implementação da inclusão e sustentabilidade nas quatro cidades através do consórcio ‘Science for Everyone (SCIEVER) – Sustainability and Inclusion”.

Na Grande Lisboa, a Universidade de Lisboa coordena o consórcio através do seu Museu Nacional de História Natural e da Ciência e atuam também os parceiros Universidade Nova de Lisboa representada pela Faculdade de Ciências e Tecnologia, o ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, a Escola de Hotelaria e Turismo do Estoril e a Câmara Municipal de Lisboa.

No Centro do país, o consórcio conta com a Universidade de Coimbra, através do Instituto de Investigação Interdisciplinar e com os seus centros de investigação, e no Norte com a Escola de Ciências da Universidade do Minho e com o Laboratório Ibérico Internacional de Nanotecnologia, em Braga. Já no Sul, são parceiras a Universidade de Évora e as suas várias escolas.

Na noite de 30 de setembro, mas também durante os dois anos do projeto, incluindo o ano letivo 22-23, os investigadores desenvolverão atividades junto da comunidade escolar e das famílias sobre os projetos de investigação em que estão envolvidos, a propósito da promoção da sustentabilidade (social, económica ou ambiental) e da inclusão.

Um dos objetivos do projeto, e das iniciativas programadas, é sensibilizar os mais jovens para a relevância da investigação e inovação na Europa com vista a um futuro mais sustentável e inclusivo, mas também para o facto das carreiras científicas poderem ser determinantes para encontrar soluções que minimizem problemas da sociedade.

Não obstante, o grande objetivo do consórcio é dar a palavra às comunidades e aproximar os investigadores e a ciência da sociedade civil. A ideia não é apenas a sensibilização passiva e unidirecional, mas antes criar oportunidades para a partilha de preocupações e expetativas sobre como a ciência deve contribuir para encontrar soluções de forma a mitigar as consequências das alterações climáticas e promover o desenvolvimento sustentável.

Programas de atividades e mais informações em breve no website da Noite Europeia dos Investigadores em https://noitedosinvestigadores.org/ e nas redes sociais.
Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

Ganhe convites para o filme "MELHORES AMIGAS"

Em parceria com a Zero em Comportamento, oferecemos 5 bilhetes duplos para ver o FILME DO MÊS, no próximo dia 10 de dezembro (sábado), pelas 18h00, na Biblioteca de Alcântara.Participe e... boa sorte!

Passatempo

Ganhe convites para o espetáculo VIGNETTE

Em parceria com o Auditório de Espinho, oferecemos convites duplos para o evento que terá lugar no próximo dia 9 de dezembro (sexta-feira), pelas 21h30. Participe e... boa sorte!

Visitas
73,323,318